Corda arrebentada deu origem à canção da Legião Urbana que arrebentou nas paradas
Por Bruce William
Postado em 26 de janeiro de 2023
O jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore fala, neste vídeo, sobre os bastidores do "Acústico MTV" da Legião Urbana, que foi gravado em janeiro de 1992 e que só saiu mais de sete anos depois, em outubro de 1999.
E a música que acabou praticamente se tornando o carro chefe do disco foi "Hoje a noite não tem luar", cover do Menudo, que conforme conta Júlio, surgiu "por acaso": "Essa gravação foi um acidente, e tudo aconteceu por uma corda arrebentada no violão do Dado (Villa-Lobos). 'Eu estava usando um violão Guild, que eu havia comprado em Nova York só porque eu tinha visto o John Lennon com um da mesma marca. Em determinado momento a corda dele arrebentou, e eu não tinha nenhum outro violão de reserva. E, no que eu estou providenciando o reparo, o Renato decidiu cantar uma música para entreter a plateia'", relatou o músico na sua autobiografia, "Memórias de um Legionário".
Legião Urbana - Mais Novidades
Júlio conta ainda que a versão original do Menudo se chama "Hoy me voy para Mexico", e já tinha sido adaptada para o português. E mais um detalhe: oficialmente o acústico estava em intervalo, só que eles deixaram gravando tudo. Mas quando o programa foi exibido em 1992 eles não passaram esta música. Ela só foi incluída no CD em 1999.
O motivo da demora para lançar o disco, novamente conforme o livro do Dado: "Na época, a EMI não se interessou em transformar o programa em CD. Pelo que me lembro, os seus executivos alegaram que a qualidade do som estava aquém do necessário. Porém, com a morte do Renato e o fim da banda, aquele material (assim como outros, até então esquecidos) passou a ser visto como interessante, do ponto de vista comercial".
Não se sabia como os fãs iriam receber "Hoje a noite não tem luar". Mas como relatou Júlio: "Só que àquela altura, tudo que tivesse a voz do Renato Russo iria repercutir. Então essa canção foi uma das mais tocadas nas rádios brasileiras em 1999, ela ganhou clipe e alavancou as vendas do Acústico da Legião, que ultrapassou as 300 mil cópias vendidas".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
O guitarrista que James Brown dizia conseguir tocar absolutamente qualquer coisa
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Lançado no Brasil "Tornado Of Souls", último volume da trilogia de Martin Popoff sobre o thrash



Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza


