Corda arrebentada deu origem à canção da Legião Urbana que arrebentou nas paradas
Por Bruce William
Postado em 26 de janeiro de 2023
O jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore fala, neste vídeo, sobre os bastidores do "Acústico MTV" da Legião Urbana, que foi gravado em janeiro de 1992 e que só saiu mais de sete anos depois, em outubro de 1999.
E a música que acabou praticamente se tornando o carro chefe do disco foi "Hoje a noite não tem luar", cover do Menudo, que conforme conta Júlio, surgiu "por acaso": "Essa gravação foi um acidente, e tudo aconteceu por uma corda arrebentada no violão do Dado (Villa-Lobos). 'Eu estava usando um violão Guild, que eu havia comprado em Nova York só porque eu tinha visto o John Lennon com um da mesma marca. Em determinado momento a corda dele arrebentou, e eu não tinha nenhum outro violão de reserva. E, no que eu estou providenciando o reparo, o Renato decidiu cantar uma música para entreter a plateia'", relatou o músico na sua autobiografia, "Memórias de um Legionário".
Legião Urbana - Mais Novidades
Júlio conta ainda que a versão original do Menudo se chama "Hoy me voy para Mexico", e já tinha sido adaptada para o português. E mais um detalhe: oficialmente o acústico estava em intervalo, só que eles deixaram gravando tudo. Mas quando o programa foi exibido em 1992 eles não passaram esta música. Ela só foi incluída no CD em 1999.
O motivo da demora para lançar o disco, novamente conforme o livro do Dado: "Na época, a EMI não se interessou em transformar o programa em CD. Pelo que me lembro, os seus executivos alegaram que a qualidade do som estava aquém do necessário. Porém, com a morte do Renato e o fim da banda, aquele material (assim como outros, até então esquecidos) passou a ser visto como interessante, do ponto de vista comercial".
Não se sabia como os fãs iriam receber "Hoje a noite não tem luar". Mas como relatou Júlio: "Só que àquela altura, tudo que tivesse a voz do Renato Russo iria repercutir. Então essa canção foi uma das mais tocadas nas rádios brasileiras em 1999, ela ganhou clipe e alavancou as vendas do Acústico da Legião, que ultrapassou as 300 mil cópias vendidas".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A camiseta que Richard Fortus criou pra zoar meme famoso do Guns N' Roses
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
Kid Abelha anuncia turnê de reunião "Eu Tive Um Sonho"
A música que Paul McCartney acha a pior de toda sua carreira: "Letra horrível para cacete"
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
Hangar anuncia shows no RS e RJ antes do aguardado Bangers Open Air
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Steve Morse diz que nunca fez um show perfeito, e cita um guitarrista amigo que é capaz disso

Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Os detalhes do único encontro de Raul Seixas com Legião Urbana, segundo Marcelo Bonfá
Regis Tadeu elogia habilidades de Cazuza e Renato Russo e detona música popular atual


