Corda arrebentada deu origem à canção da Legião Urbana que arrebentou nas paradas
Por Bruce William
Postado em 26 de janeiro de 2023
O jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore fala, neste vídeo, sobre os bastidores do "Acústico MTV" da Legião Urbana, que foi gravado em janeiro de 1992 e que só saiu mais de sete anos depois, em outubro de 1999.
E a música que acabou praticamente se tornando o carro chefe do disco foi "Hoje a noite não tem luar", cover do Menudo, que conforme conta Júlio, surgiu "por acaso": "Essa gravação foi um acidente, e tudo aconteceu por uma corda arrebentada no violão do Dado (Villa-Lobos). 'Eu estava usando um violão Guild, que eu havia comprado em Nova York só porque eu tinha visto o John Lennon com um da mesma marca. Em determinado momento a corda dele arrebentou, e eu não tinha nenhum outro violão de reserva. E, no que eu estou providenciando o reparo, o Renato decidiu cantar uma música para entreter a plateia'", relatou o músico na sua autobiografia, "Memórias de um Legionário".
Legião Urbana - Mais Novidades
Júlio conta ainda que a versão original do Menudo se chama "Hoy me voy para Mexico", e já tinha sido adaptada para o português. E mais um detalhe: oficialmente o acústico estava em intervalo, só que eles deixaram gravando tudo. Mas quando o programa foi exibido em 1992 eles não passaram esta música. Ela só foi incluída no CD em 1999.
O motivo da demora para lançar o disco, novamente conforme o livro do Dado: "Na época, a EMI não se interessou em transformar o programa em CD. Pelo que me lembro, os seus executivos alegaram que a qualidade do som estava aquém do necessário. Porém, com a morte do Renato e o fim da banda, aquele material (assim como outros, até então esquecidos) passou a ser visto como interessante, do ponto de vista comercial".
Não se sabia como os fãs iriam receber "Hoje a noite não tem luar". Mas como relatou Júlio: "Só que àquela altura, tudo que tivesse a voz do Renato Russo iria repercutir. Então essa canção foi uma das mais tocadas nas rádios brasileiras em 1999, ela ganhou clipe e alavancou as vendas do Acústico da Legião, que ultrapassou as 300 mil cópias vendidas".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Ex-Metallica, Jason Newsted declara ter sido diagnosticado com câncer na garganta
A banda com três cantores que representa o futuro do metal, segundo Ricardo Confessori
Dave Mustaine diz que Megadeth talvez se apresente novamente no Brasil
Durante entrevista, CEO do Atlético Mineiro revela apresentação do Pearl Jam em Belo Horizonte
Regis Tadeu e o álbum que salvou o Rush da ruína; "um ato de insurgência artística"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
A música da década de 1950 que David Gilmour chamou de perfeita: "É pura magia"
Randy Blythe (Lamb of God) responde a Max Cavalera sobre vocalistas que o influenciaram
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
Dave Mustaine ficou surpreso com a recepção a "Hey God?", faixa do último disco do Megadeth
Killswitch Engage faz post sobre Bangers Open Air e escolhe Legião Urbana como trilha sonora
Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
Regis Tadeu lista as três melhores músicas da Legião Urbana
As cinco músicas gravadas pela Legião Urbana nunca lançadas que permanecem inéditas


