O hit do Sabaton sobre curiosa batalha na 2ª Guerra que EUA e Alemanha lutaram juntas
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de janeiro de 2023
Quem se lembra das aulas de história sabe que Alemanha e Estados Unidos lutaram de lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial. O hit "The Last Battle", do Sabaton, entretanto, fala sobre a única vez em que as duas nações combateram juntas naquele conflito.
Sabaton - Mais Novidades
O episódio é contado no livro "Sabaton – Histórias de Guerra", escrito por Gustavo Maiato e editado pela Estética Torta.
"Tudo começou ainda em 1938, ano em que a então poderosa Alemanha resolveu invadir e anexar a Áustria. Como resultado dessa invasão, diversas propriedades austríacas foram reivindicadas pelos oficiais alemães, incluindo o Castelo de Itter. Em 1943, por ordens do comandante Heinrich Himmler, esse castelo passou a ser utilizado como uma prisão para presos ilustres.
Avançando para 3 de maio de 1945 chegou a notícia da rendição alemã. Os prisioneiros sabiam que os cruéis guardas alemães da SS que guardavam o local não deixariam barato e assassinariam todos os presos mantidos lá como forma de retaliação. Foi aí que Zvonimir Čučković – um antigo membro da resistência iugoslava – conseguiu escapar do castelo-prisão e fugiu para buscar ajuda nas linhas americanas, estacionadas a 64 km de distância. Ele roubou um carro e viajou até encontrar membros da 103a Divisão Americana de Infantaria, liderados pelo capitão Jack Lee, e entregou uma carta explicando a situação dos prisioneiros.
Um cozinheiro tcheco chamado Andreas Kobrot conseguiu escapar e fez contato com a resistência austríaca da região. As tropas da SS se aproximavam e foi aí que o major alemão Josef Gangl decidiu desobedecer a ordem de retirada e se uniu aos combatentes austríacos, que passariam a lutar pela libertação dos prisioneiros. As forças americanas da 103a Divisão – sob comando de Jack Lee – logo se juntaram aos rebeldes liderados por Gangl nessa que seria a única vez em que tropas americanas e alemãs uniriam esforços para o mesmo objetivo.
Durante horas cerca de 30 soldados de ambas as nacionalidades lutaram contra um grupo de 150 militares da SS nazista. Somente depois é que o reforço do 142o Regimento Americano chegou e finalmente capturou a maioria dos soldados nazistas que ainda lutavam".
Saiba mais no livro "Sabaton – Histórias de Guerra".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Absolute Power, projeto heavy metal de Shane Embury (Napalm Death) anuncia álbum
Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Em trecho de nova biografia, Dave Mustaine fala sobre demissão de David Ellefson do Megadeth
Youtuber se pergunta: "Por que tantos músicos brasileiros odeiam o Iron Maiden?"
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
Robert Plant disponibiliza o EP "All That Glitters..." em outubro
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande
O que Corey Taylor pensa da primeira música do Slipknot com Eloy Casagrande

5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Sabaton anuncia edição comemorativa de 10 anos do álbum "The Last Stand"
Guerra das Malvinas: o hit de power metal que rendeu ameaças de morte ao Sabaton
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


