O hit do Sabaton sobre curiosa batalha na 2ª Guerra que EUA e Alemanha lutaram juntas
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de janeiro de 2023
Quem se lembra das aulas de história sabe que Alemanha e Estados Unidos lutaram de lados opostos durante a Segunda Guerra Mundial. O hit "The Last Battle", do Sabaton, entretanto, fala sobre a única vez em que as duas nações combateram juntas naquele conflito.
Sabaton - Mais Novidades
O episódio é contado no livro "Sabaton – Histórias de Guerra", escrito por Gustavo Maiato e editado pela Estética Torta.
"Tudo começou ainda em 1938, ano em que a então poderosa Alemanha resolveu invadir e anexar a Áustria. Como resultado dessa invasão, diversas propriedades austríacas foram reivindicadas pelos oficiais alemães, incluindo o Castelo de Itter. Em 1943, por ordens do comandante Heinrich Himmler, esse castelo passou a ser utilizado como uma prisão para presos ilustres.
Avançando para 3 de maio de 1945 chegou a notícia da rendição alemã. Os prisioneiros sabiam que os cruéis guardas alemães da SS que guardavam o local não deixariam barato e assassinariam todos os presos mantidos lá como forma de retaliação. Foi aí que Zvonimir Čučković – um antigo membro da resistência iugoslava – conseguiu escapar do castelo-prisão e fugiu para buscar ajuda nas linhas americanas, estacionadas a 64 km de distância. Ele roubou um carro e viajou até encontrar membros da 103a Divisão Americana de Infantaria, liderados pelo capitão Jack Lee, e entregou uma carta explicando a situação dos prisioneiros.
Um cozinheiro tcheco chamado Andreas Kobrot conseguiu escapar e fez contato com a resistência austríaca da região. As tropas da SS se aproximavam e foi aí que o major alemão Josef Gangl decidiu desobedecer a ordem de retirada e se uniu aos combatentes austríacos, que passariam a lutar pela libertação dos prisioneiros. As forças americanas da 103a Divisão – sob comando de Jack Lee – logo se juntaram aos rebeldes liderados por Gangl nessa que seria a única vez em que tropas americanas e alemãs uniriam esforços para o mesmo objetivo.
Durante horas cerca de 30 soldados de ambas as nacionalidades lutaram contra um grupo de 150 militares da SS nazista. Somente depois é que o reforço do 142o Regimento Americano chegou e finalmente capturou a maioria dos soldados nazistas que ainda lutavam".
Saiba mais no livro "Sabaton – Histórias de Guerra".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
O álbum "esquecido" do Black Sabbath que merecia mais crédito, segundo Tony Iommi
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
O hábito dos jogadores de futebol modernos que Andreas Kisser não acha nada legal
Dave Mustaine aponta o elemento que diferenciava o Megadeth das outras bandas de metal
Tecladista do Faith No More conta como se sentia convivendo com a cena hair metal
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio


As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
A razão pela qual o Sabaton evita abordar conflitos modernos em suas letras
O festival em que Steve Harris implorou para tocar; "fico em qualquer hotel", disse
Os 25 melhores discos da história do power metal, em lista da Metal Hammer
Iron Maiden - Perguntas e respostas e curiosidades
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio


