Quando Sílvio Santos usou o Kiss para criar figura marcante na TV
Por Bruce William
Postado em 22 de fevereiro de 2023
Sílvio Santos é uma figura icônica da televisão brasileira, conhecido por seu carisma, humor e estilo de apresentação único. Além de apresentador, ele é empresário e dono de um dos maiores conglomerados de mídia do Brasil, o Grupo Silvio Santos. Ele começou sua carreira como locutor de rádio, mas ficou conhecido por seus programas de televisão, incluindo o Programa Silvio Santos, que está no ar desde os anos 60.
Um dos milhares de programas apresentados por Sílvio Santos foi o "Qual é a música?", exibido entre 1976 e 1991, 1999 e 2002, em 2005 e entre 2007 e 2008, e foi baseado no original americano chamado "Name That Tune". Conforme informa o TVPédia Brasil: "Consistia em uma gincana com artistas que competiam, geralmente em dois grupos (um com homens e outro com mulheres), participando de provas que testavam seus conhecimentos musicais. Em algumas das provas, era preciso acertar o nome da música através da melodia, ou do intérprete, acertar versos de uma canção, ou cantar a música sem errar a letra".
"Qual é a música?" teve várias versões, tendo sido a primeira delas exibida entre 1976 e 1991, primeiro como parte integrante do Programa Sílvio Santos que era transmitido pela Record e TVS Rio, e a partir de 1981 passou a ser exibido pelo SBT, quando o canal foi inaugurado. E ainda conforme o TVPédia Brasil: "Fazia parte do programa o Maestro Zezinho, que tocava no jogo do 'Leilão das Notas Musicais'. Quadro que tinha outra característica marcante: a figura do personagem Pablo, um rapaz que dublava as músicas e aparecia com uma pintura no rosto, que foi interpretado por muitos anos pelo espanhol Augusto Rodriguez Carrascal. Posteriormente, outros assumiram essa função e o personagem, tanto homens quanto mulheres".
Pablo se tornou um personagem querido de quem viveu a época, e há anos que volta e meia são publicas matérias no estilo "Veja como está o Pablo hoje em dia", tal qual esta recente do TV Foco, informando que ele vive há quase trinta anos no seu país natal, a Espanha, onde continua sua carreira artística, exibindo também fotos recentes.
Já em outra matéria de 2012, publicada no Vírgula, o artista revela: "Foi Silvio Santos que criou a persona Pablo". Em seguida, ele conta que o apresentador foi até ele e disse: "Eu tenho esta ideia para o programa Qual é a Música?. Eu vi nos Estados Unidos um conjunto de rock, o Kiss. Só que era todo com maquiagem preta. E acho que vai ficar um pouco agressivo". Sílvio então deu as maquiagens coloridas e a purpurina para o dublador. Augusto/Pablo admite que a ideia foi de dono do SBT e ele foi só aperfeiçoando. "Eu sempre fui atrás dele, porque tudo que ele fala dá certo".
E deu muito certo, tanto que até hoje, muitos anos depois de ter deixado o país e após o fim do programa, Pablo ainda continua na memória de muitos brasileiros que ficavam ansiosos na frente da TV tentando decifrar "Qual era a música?" enquanto aquele rapaz com rosto pintado fazia suas dublagens, que ficaram marcadas na lembrança de quem assistiu...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps