O Van Halen tocou o terror e foram expulsos da Escócia por causa de um travesseiro
Por André Garcia
Postado em 21 de fevereiro de 2023
Durante a segunda metade dos anos 70, o mundo do rock passou por uma grande transformação com a queda do rock progressivo e a ascensão do punk, principalmente na Inglaterra. No entanto, nos Estados Unidos, o Van Halen surgiu em meio a esse cenário, com seu álbum de estreia autointitulado, lançado em 1978.
Van Halen - Mais Novidades
Com as excêntricas e virtuosas técnicas do guitarrista Eddie Van Halen, o contagiante e festivo som da banda apresentou uma sonoridade até então sem precedentes ao rock, combinando elementos de hard rock, heavy metal e blues em algo original.
Em vídeo disponível no YouTube, os irmãos Eddie e Alex participaram do programa do Dave Lee Roth, onde eles compartilharam diversas histórias de bastidores de seus primeiros anos de carreira. O guitarrista relembrou uma história no mínimo curiosa: o dia em que eles foram expulsos da Escócia por causa de um travesseiro.
"Você se lembra de onde estávamos quando soubemos que nosso primeiro álbum já tinha saído? [Aberdeen, Escócia], isso aí. E o que aconteceu lá? Depois do show. Lembra que nós tocamos o terror, destruímos o hotel, e a polícia apareceu? Nós fomos escoltados para fora do país! Mas qual foi o motivo? Não foi por termos destruído o hotel, e sim porque alguém de nossa equipe roubou um travesseiro! Eles revistaram cada ônibus, eu ficava, tipo: 'Eles estão criando tanto caso por causa de um travesseiro!' Tinha sido o cara do som. A polícia nos levou até a fronteira e nos disse para que jamais voltássemos — e nós jamais voltamos!"
"Van Halen" foi um grande sucesso comercial, vendendo mais de 10 milhões de cópias nos Estados Unidos até hoje. Além disso, já foi incluído em diversas listas de melhores álbuns de todos os tempos. Graças a ele, a banda se tornou uma das mais populares da época com seu rock bombástico e moderno, em como as virtuosas habilidades do guitarrista Eddie Van Halen. A crítica exaltou a originalidade e inovação de seu som.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Angra que Edu Falaschi não topou cantar, segundo o próprio
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
Amon Amarth e King Diamond virão ao Bangers Open Air? Site mexicano diz que sim
Show do ZZ Top em Porto Alegre sofre mudança de local
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
Bill Hudson diz que o U.D.O. apagou tudo o que ele gravou para "Steelfactory"
O clássico absoluto do Metallica que fez a cabeça de Rob Halford
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
O grande problema de "Evidências" do Chitãozinho & Xororó, segundo Paulo Miklos
A banda pouco conhecida que merecia mais sucesso, segundo Eddie Van Halen
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
Joe Satriani e Steve Vai anunciam "The Sea of Emotion", primeiro álbum do SatchVai
A versão "errada" de clássico do Yes que fez a banda explodir

Os valiosos conselhos que Eddie Van Halen gostaria que todos os guitarristas ouvissem
Alex Van Halen é condecorado Cavaleiro da Ordem do Leão
O guitarrista que fez Angus Young admitir que nunca se considerou grande na guitarra
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Wolfgang Van Halen vence aposta com troll da internet e vai à forra
O guitarrista dos anos oitenta que para Brian May estava acima de todos os outros
O rockstar por quem Max Cavalera era fanático, mas não conheceu por causa da bebida


