O Van Halen tocou o terror e foram expulsos da Escócia por causa de um travesseiro
Por André Garcia
Postado em 21 de fevereiro de 2023
Durante a segunda metade dos anos 70, o mundo do rock passou por uma grande transformação com a queda do rock progressivo e a ascensão do punk, principalmente na Inglaterra. No entanto, nos Estados Unidos, o Van Halen surgiu em meio a esse cenário, com seu álbum de estreia autointitulado, lançado em 1978.
Van Halen - Mais Novidades
Com as excêntricas e virtuosas técnicas do guitarrista Eddie Van Halen, o contagiante e festivo som da banda apresentou uma sonoridade até então sem precedentes ao rock, combinando elementos de hard rock, heavy metal e blues em algo original.
Em vídeo disponível no YouTube, os irmãos Eddie e Alex participaram do programa do Dave Lee Roth, onde eles compartilharam diversas histórias de bastidores de seus primeiros anos de carreira. O guitarrista relembrou uma história no mínimo curiosa: o dia em que eles foram expulsos da Escócia por causa de um travesseiro.
"Você se lembra de onde estávamos quando soubemos que nosso primeiro álbum já tinha saído? [Aberdeen, Escócia], isso aí. E o que aconteceu lá? Depois do show. Lembra que nós tocamos o terror, destruímos o hotel, e a polícia apareceu? Nós fomos escoltados para fora do país! Mas qual foi o motivo? Não foi por termos destruído o hotel, e sim porque alguém de nossa equipe roubou um travesseiro! Eles revistaram cada ônibus, eu ficava, tipo: 'Eles estão criando tanto caso por causa de um travesseiro!' Tinha sido o cara do som. A polícia nos levou até a fronteira e nos disse para que jamais voltássemos — e nós jamais voltamos!"
"Van Halen" foi um grande sucesso comercial, vendendo mais de 10 milhões de cópias nos Estados Unidos até hoje. Além disso, já foi incluído em diversas listas de melhores álbuns de todos os tempos. Graças a ele, a banda se tornou uma das mais populares da época com seu rock bombástico e moderno, em como as virtuosas habilidades do guitarrista Eddie Van Halen. A crítica exaltou a originalidade e inovação de seu som.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
Rodolfo teria recusado fortuna para se reunir com os Raimundos
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
O maior guitarrista americano de sua geração, segundo o lendário Eric Clapton
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Vocalista encoraja fãs a conhecer a fase farofa do Pantera
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro


A banda de quem o Van Halen roubou show como atração de abertura, segundo George Lynch
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
10 solos lendários de guitarra que parecem fáceis - mas vai tentar tocar pra ver!
Joe Satriani não se considerava ideal para tocar com Alex Van Halen e David Lee Roth
Steve Vai toca no novo "Jump" do Van Halen - versão virou hino da Coca-Cola pra Copa 2026
O pior músico com quem Eddie Van Halen trabalhou; "eu tinha que ensinar todas as partes"
Sammy Hagar manda indireta ao falar de aposentadoria: "Quando soar como eles, será o fim"
A música do Paramore que Wolfgang Van Halen gostaria de ter escrito
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
David Gilmour responde se consegue tocar solos de Eddie Van Halen
Capas Gêmeas: as infelizes coincidências nas artes dos álbuns


