Dio em 1985 sobre Ritchie Blackmore: "Hoje em dia, é um guitarrista mediano"
Por André Garcia
Postado em 19 de fevereiro de 2023
Em meados dos anos 80, Dio já era amplamente considerado um dos maiores expoentes do heavy metal. Após exitosas passagens pelo Rainbow e Black Sabbath, em 1983 ele fez sua estreia triunfal como artista solo com "Holy Diver". Dessa forma, em 1985, já lançava seu terceiro disco, "Sacred Heart", embarcando em uma extensa turnê pela América do Norte e Europa.
Dio - Mais Novidades
No final de 1985, aos 43 anos, o frontman conversou por telefone com o jornalista canadense Steve Newton, em entrevista disponível no YouTube. Entre outras coisas, ele falou sobre como andava sua relação com Ritchie Blackmore, e como ele avaliava o guitarrista na época.
"Não vejo Ritchie faz uns dois ou três anos. Nem sei se somos amigos ou não — eu acho que não. [Como eu o avalio como guitarrista] hoje em dia? Mediano. Antigamente, brilhante. Mas ele não tem feito nada de diferente, ele ainda é o mesmo de sempre. Tem guitarristas de 15 anos que eu ouço e que botam ele para correr pela porta dos fundos. O lance de Ritchie é que ele tem ótima técnica, toca com muita habilidade emocional. Mas eu não acho que um guitarrista com grandes recursos como Ritchie venha fazendo alguma coisa com eles. Ele está estagnado no mesmo tipo de música, de novo, de novo e de novo. Toda música começa com Ritchie, tem um solo no meio, e termina com Ritchie. Eu sempre o admirarei pelo que ele foi, mas falando dele no mundo de hoje, não acho que ele chegue ao nível da garotada, que realmente se dedica a seus instrumentos."
Ritchie Blackmore foi um dos grandes responsáveis por elevar Dio à primeira prateleira do rock, por ter deixado o Deep Purple para formar com ele o Rainbow, em 1975. Na banda, o vocalista ganhou proeminência ao gravar seus três primeiros álbuns: "Ritchie Blackmore's Rainbow" (1975), "Rising" (1976) e "Long Live Rock 'n' Roll" (1978). Sua passagem por ela chegou ao fim em 1979, quando abandonou o barco para se juntar ao Black Sabbath.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família


Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
A música desconhecida que deu origem a um dos maiores clássicos do heavy metal
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
O maior disco de heavy metal da história, na opinião de Doro Pesch
Lista: 11 bandas de rock e metal que nunca fizeram um álbum tão bom quanto o primeiro


