Por que chegada do rock no Brasil em 1956 revoltou políticos e virou caso de polícia?
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de fevereiro de 2023
O rock chegou ao Brasil aos poucos entre os anos de 1955 e 1957, quando apareceram as primeiras gravações do estilo por aqui.
Nessa época, as pessoas consumiam novidades musicais principalmente em cinemas e quando o filme "O Balanço das Horas" estreou em 1956, na cidade de São Paulo, com a música "Rock Around the Clock", o rock deslanchou de vez.
O problema é que, como relatado em vídeo do canal do Júlio Ettore, esse estouro fez com que as autoridades reprimissem os jovens que dançavam ao som do novo gênero musical.
"Em 1956, veio um filme que fez os cinemas pegarem fogo em São Paulo. Se chamava ‘Ao Balanço das Horas’. O Bill Halley é personagem no filme. É sobre um agenciador que no interior dos EUA descobre a banda do Bill Halley e todos estão dançando rock. Essa é a história do filme, mas representava o que acontecia nos EUA. Esse filme mostrou artistas brancos e negros no mesmo palco, um escândalo para os EUA naquela época. Em dezembro de 1956, o filme foi exibido em São Paulo. Os jornais diziam que os jovens batiam as mãos, subiam nas poltronas, queimavam inseticidas e dançavam muito no cinema. Uma sessão foi interrompida duas vezes e depois suspensa por ordem da polícia. Em outro cinema, a polícia retirou da sala as pessoas que se levantavam. O governador de São Paulo disse para a polícia deter quem promovesse essas cenas de novo".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps