A curiosa história da capa de "Heaven And Hell", um dos maiores clássicos do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de abril de 2023
O Black Sabbath possui muitos discos que se tornaram clássicos absolutos do heavy metal e um desses álbuns é o magnífico "Heaven And Hell". Lançado em 25 de abril de 1980, o nono trabalho de estúdio do grupo fundado pelo guitarrista Tony Iommi marca a estreia do saudoso vocalista Ronnie James Dio, que teve a difícil missão de substituir Ozzy Osbourne.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Heaven And Hell" é um dos lançamentos mais poderosos do Sabbath e apresenta músicas inesquecíveis, como a faixa-título, "Neon Knights", "Children Of The Sea", "Lady Evil" e "Die Young". Além das canções marcantes presentes em seu tracklist, o disco chama a atenção pela sua intrigante capa, que mostra anjos fumando e jogando cartas.
A arte da capa de "Heaven And Hell" na verdade se chama "Smoking Angels" e foi criada pelo artista Lynn Curlee, que fez a capa de "Agents of Fortune", disco do Blue Öyster Cult lançado em 1976.
"O Black Sabbath estava lançando um novo álbum chamado ‘Heaven And Hell’. O plano original da arte da capa não estava funcionando, e alguém decidiu me ligar para perguntar se eu tinha algo que eles pudessem usar, já que o tempo estava ficando curto", disse Curlee, em entrevista concedida à Revolver Magazine em 2010.
A inspiração para o desenho presente na capa de "Heaven And Hell" veio de dois momentos completamente distintos, como o artista revelou em outro ponto da matéria.
"A ideia original para a pintura veio de uma foto em um jornal de algumas pessoas nos bastidores de um concurso de Natal. E tirei a forma das asas de fotos de abutres comendo uma carcaça."
Segundo a matéria publicada pela Revolver, a capa de "Heaven And Hell" levou cerca de três semanas para ficar pronta e teve que passar por uma pequena alteração.
"Como a pintura já existia, não cabia no formato quadrado do álbum, então o lado direito teve que ser cortado severamente", pontuou Curlee, que vendeu a obra original.
"Acho que alguém ligado à banda de alguma forma comprou, mas não posso jurar, já que meus registros comerciais daquela época já se foram."
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a capa de "Heaven And Hell", que tal conferir uma resenha sobre esse grande clássico do heavy metal? Clique na nota abaixo e boa leitura!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Bruce Dickinson já questionou a posição de Steve Harris no Iron Maiden
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Francis Buccholz, baixista do Scorpions em sua fase clássica, morre aos 71 anos
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
O hit do Van Halen que Eddie se recusou a regravar mesmo com erros técnicos na guitarra
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen


Exibição em homenagem a Ozzy Osbourne supera expectativas e é prorrogada até final de setembro
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O riff de 1975 que Dave Grohl diz ter dado origem ao heavy metal na sua forma mais rápida
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Dave Mustaine diz que mortes de Ozzy Osbourne, Dio e Lemmy Kilmister o afetaram
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
O profundo significado de "tomar banho de chapéu" na letra de "Sociedade Alternativa"
O que significa "frequentar as festas do Grand Monde", cantado por Cazuza em "Ideologia"


