A curiosa história da capa de "Heaven And Hell", um dos maiores clássicos do Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de abril de 2023
O Black Sabbath possui muitos discos que se tornaram clássicos absolutos do heavy metal e um desses álbuns é o magnífico "Heaven And Hell". Lançado em 25 de abril de 1980, o nono trabalho de estúdio do grupo fundado pelo guitarrista Tony Iommi marca a estreia do saudoso vocalista Ronnie James Dio, que teve a difícil missão de substituir Ozzy Osbourne.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Heaven And Hell" é um dos lançamentos mais poderosos do Sabbath e apresenta músicas inesquecíveis, como a faixa-título, "Neon Knights", "Children Of The Sea", "Lady Evil" e "Die Young". Além das canções marcantes presentes em seu tracklist, o disco chama a atenção pela sua intrigante capa, que mostra anjos fumando e jogando cartas.
A arte da capa de "Heaven And Hell" na verdade se chama "Smoking Angels" e foi criada pelo artista Lynn Curlee, que fez a capa de "Agents of Fortune", disco do Blue Öyster Cult lançado em 1976.
"O Black Sabbath estava lançando um novo álbum chamado ‘Heaven And Hell’. O plano original da arte da capa não estava funcionando, e alguém decidiu me ligar para perguntar se eu tinha algo que eles pudessem usar, já que o tempo estava ficando curto", disse Curlee, em entrevista concedida à Revolver Magazine em 2010.
A inspiração para o desenho presente na capa de "Heaven And Hell" veio de dois momentos completamente distintos, como o artista revelou em outro ponto da matéria.
"A ideia original para a pintura veio de uma foto em um jornal de algumas pessoas nos bastidores de um concurso de Natal. E tirei a forma das asas de fotos de abutres comendo uma carcaça."
Segundo a matéria publicada pela Revolver, a capa de "Heaven And Hell" levou cerca de três semanas para ficar pronta e teve que passar por uma pequena alteração.
"Como a pintura já existia, não cabia no formato quadrado do álbum, então o lado direito teve que ser cortado severamente", pontuou Curlee, que vendeu a obra original.
"Acho que alguém ligado à banda de alguma forma comprou, mas não posso jurar, já que meus registros comerciais daquela época já se foram."
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a capa de "Heaven And Hell", que tal conferir uma resenha sobre esse grande clássico do heavy metal? Clique na nota abaixo e boa leitura!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Gene Simmons volta a atacar os ex-colegas Peter Criss e Ace Frehley
As 5 músicas mais subestimadas do Whitesnake, segundo a Loudwire
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
A fase do Deep Purple que Ritchie Blackmore não suporta
O álbum que talvez seja a definição mais perfeita do rock progressivo
Lars Ulrich relembra como foi o primeiro encontro do Metallica com o Iron Maiden
Irmãos Gallagher descontentes com leilão de gravações raras do Oasis
Vozes eternas do Heavy Metal brasileiro
Os 59 anos de idade de Gene Hoglan, um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos
O guitarrista que Randy Rhoads se sentia imitando: "Faço muita coisa como ele, e isso me mata"
Como o Dead Kennedys influenciou o Slayer, segundo Dave Lombardo
Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
Scott Ian achava que o Metallica já era gigante no início da carreira

O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
Iommi relembra as últimas palavras que ouviu de Ozzy: "Liguei para ele na véspera de sua morte"
Dave Lombardo acha que o Black Sabbath não foi uma influência direta para o Slayer
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


