Renato Russo tinha com Cazuza o mesmo receio que Cássia Eller tinha com Renato
Por Bruce William
Postado em 27 de abril de 2023
Em mais um excelente vídeo publicado em seu canal do youtube, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore mostra as tentativas de aproximação que aconteceram entre Renato Russo e Cazuza, e que no fim das contas nunca resultaram em algo tão concreto quanto poderia ter sido, dada à criatividade de ambos, considerados artistas geniais e que infelizmente nos deixaram de forma prematura.
Legião Urbana - Mais Novidades
Um dos episódios relatados por Júlio foi a parceria que não aconteceu na música "A Orelha de Eurídice" ("Toda vez que encontrava com Renato, falávamos: 'Pô, vamos trabalhar juntos!'. Aí mandei a letra para ele botar a música. Liguei para o Renato um mês depois, e ele: 'Não fiz a música ainda'", contou Cazuza).
Mas, como informa Júlio, apesar de terem nascido na mesma cidade e serem contemporâneos (dois anos de diferença de idade), eles tiveram formações diferentes: "O Cazuza teve a formação da juventude dele na zona sul carioca, na Pedra do Arpoador, nas praias, nos bares, nas festas. O Renato curtiu também as festas. Só que as festas de Brasília, em meio ao tédio da juventude que não tinha o que fazer, e por isso acabaram montando várias bandas", conta, citando ainda que Cazuza desde cedo conviveu com vários artistas, em uma realidade bem diferente da vivida pelo Renato.
Mais adiante, Júlio comenta e contextualiza uma declaração de Renato em 1996 ao Jornal do Brasil: "Nessa matéria, a Cássia Eller estava dizendo que tinha um pouco de dificuldade de conversar com o Renato porque ela não tinha muito assunto com ele" diz, e cita um comentário feito pela Cássia que ele exibiu em outro vídeo sobre a cantora: "O Renato é muito exigente. Ele gosta de conversar sobre livros e filmes. Prefiro brincar a falar sério. Eu o admiro muito. Mas não consigo conversar com ele".
Prossegue Júlio: "E aí o Renato revelou que com ele e com o Cazuza, a situação era muito parecida". Neste ponto, ele exibe no vídeo uma fala de Renato: "Eu também não conseguia falar nada com o Cazuza. Nossa conversa era só de 'é', 'pois é'". Em seguida, Júlio comenta: "Eu acho que o Renato sentia o mesmo em relação ao Cazuza do que a Cássia Eller em relação a ele. De que ele não tinha as mesmas referências. O Cazuza era muito ligado a grandes nomes da música brasileira, pessoal da MPB, e não era a mesma relação do Renato Russo". Para exemplificar, Júlio coloca que, possivelmente, Cazuza puxava assunto sobre o último disco da Beth Carvalho, mas Renato não tinha conhecimento para conversar sobre aquilo, já que ele se interessava por bandas inglesas e coisas do tipo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Álbum do Sepultura é citado como um dos melhores discos do thrash metal em lista da Kerrang!
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
Floor Jansen garante que novo álbum solo é mais metal que o Nightwish
Cantora canadense Sass Jordan morre aos 63 anos
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
A banda que tentou trabalhar com Kurt Cobain, mas ele mal conseguia parar em pé
"I Ain't No Nice Guy" do Motörhead é ilustração de uma fase de amadurecimento e arrependimentos
O músico brasileiro que toca no Skank e já participou de discos do Sepultura
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
A canção da Legião Urbana sobre a qual Dado Villa-Lobos errou em seu livro
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
Por que IA vai imitar melhor Chico Buarque do que Renato Russo, segundo escritor
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
Os clássicos do rock nacional que são os favoritos de Lito Sousa, do Aviões e Músicas
A reação de Carlos Trilha quando gravadora propôs R$ 400 por sua obra na Legião Urbana


