Renato Russo tinha com Cazuza o mesmo receio que Cássia Eller tinha com Renato
Por Bruce William
Postado em 27 de abril de 2023
Em mais um excelente vídeo publicado em seu canal do youtube, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore mostra as tentativas de aproximação que aconteceram entre Renato Russo e Cazuza, e que no fim das contas nunca resultaram em algo tão concreto quanto poderia ter sido, dada à criatividade de ambos, considerados artistas geniais e que infelizmente nos deixaram de forma prematura.
Legião Urbana - Mais Novidades
Um dos episódios relatados por Júlio foi a parceria que não aconteceu na música "A Orelha de Eurídice" ("Toda vez que encontrava com Renato, falávamos: 'Pô, vamos trabalhar juntos!'. Aí mandei a letra para ele botar a música. Liguei para o Renato um mês depois, e ele: 'Não fiz a música ainda'", contou Cazuza).
Mas, como informa Júlio, apesar de terem nascido na mesma cidade e serem contemporâneos (dois anos de diferença de idade), eles tiveram formações diferentes: "O Cazuza teve a formação da juventude dele na zona sul carioca, na Pedra do Arpoador, nas praias, nos bares, nas festas. O Renato curtiu também as festas. Só que as festas de Brasília, em meio ao tédio da juventude que não tinha o que fazer, e por isso acabaram montando várias bandas", conta, citando ainda que Cazuza desde cedo conviveu com vários artistas, em uma realidade bem diferente da vivida pelo Renato.
Mais adiante, Júlio comenta e contextualiza uma declaração de Renato em 1996 ao Jornal do Brasil: "Nessa matéria, a Cássia Eller estava dizendo que tinha um pouco de dificuldade de conversar com o Renato porque ela não tinha muito assunto com ele" diz, e cita um comentário feito pela Cássia que ele exibiu em outro vídeo sobre a cantora: "O Renato é muito exigente. Ele gosta de conversar sobre livros e filmes. Prefiro brincar a falar sério. Eu o admiro muito. Mas não consigo conversar com ele".
Prossegue Júlio: "E aí o Renato revelou que com ele e com o Cazuza, a situação era muito parecida". Neste ponto, ele exibe no vídeo uma fala de Renato: "Eu também não conseguia falar nada com o Cazuza. Nossa conversa era só de 'é', 'pois é'". Em seguida, Júlio comenta: "Eu acho que o Renato sentia o mesmo em relação ao Cazuza do que a Cássia Eller em relação a ele. De que ele não tinha as mesmas referências. O Cazuza era muito ligado a grandes nomes da música brasileira, pessoal da MPB, e não era a mesma relação do Renato Russo". Para exemplificar, Júlio coloca que, possivelmente, Cazuza puxava assunto sobre o último disco da Beth Carvalho, mas Renato não tinha conhecimento para conversar sobre aquilo, já que ele se interessava por bandas inglesas e coisas do tipo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps