Radiohead: A treta acidental que tirou o sono de Thom Yorke "por mais de um mês"
Por André Garcia
Postado em 22 de abril de 2023
Em 2001, no auge da popularidade do Radiohead, Thom Yorke virou notícia por ter se queixado de ter o Pixies abrindo show para eles. Acabou que ele perdeu o sono "por um mês" após o comentário ter sido distorcido, e dado início a uma treta logo com uma das bandas que ele mais venerava.
Radiohead - Mais Novidades
Conforme publicado pela Far Out Magazine, no primeiro ano do século XXI, foi lançado para a TV um documentário de 50 minutos sobre o Pixies chamado Pixies: Gouge. Sem querer, quem roubou a cena nele foi o vocalista do Radiohead, ao dizer: "Não! Isso não está certo. Os Pixies abrindo para nós é como se os Beatles abrissem para nós. Eu não permitirei isso. Não tem como nós tocarmos depois do Pixies".
Naquela época, em 2001, Yorke lutava contra a depressão e o bloqueio criativo enquanto tentava se adaptar à sua realidade de astro do rock (a contra gosto). Conforme ele contou posteriormente ao The Irish Examiner, a treta com o Pixies piorou as coisas ainda mais para ele:
"No final daquilo, perdemos completamente o interesse e a confiança. Aquilo foi como mais um prego no caixão para mim, pessoalmente, tocar depois dos Pixies. Era como tocar depois dos Beatles! Aquilo foi uma coisa gigantesca, e que eu não queria fazer de jeito nenhum. Foi uma situação embaraçosa também porque acho que os Pixies levaram a mal. Eles entenderam aquilo como se a gente não gostasse deles. Eu perdi o sono por um mês."
Francis Black, vocalista e líder do Pixies, eventualmente respondeu à questão minimizando a treta (que provavelmente foi exagerada pela mídia): "Foi gentil da parte do Radiohead [dizer que não queriam tocar após o Pixies], mas certamente eles não nos deviam nada. Eles se deram muito bem, e não precisaram da nossa! Mas, mesmo assim, agradeço o elogio."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O legado do Iron Maiden, nas palavras do baixista e fundador Steve Harris
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O cara que é o "avô da música americana", segundo o lendário Bruce Springsteen

Nick Cave descreve show do Radiohead como uma "atividade espiritual"
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)
Os mais feios: Gene Simmons, Lemmy Kilmister, Alex Van Halen...


