Gentle Giant: Mike Portnoy, Derek Sherinian e Ian Anderson comentam morte de Ray Shulman
Por Bruce William
Postado em 03 de abril de 2023
Conforme publicamos anteriormente, Ray Shulman, co-fundador e multi-instrumentista da banda britânica Gentle Giant, faleceu aos 73 anos, conforme informou seu irmão mais velho Derek via Facebook.

No post Derek diz: "Estou profundamente triste em anunciar que meu irmão mais novo e meu melhor amigo, Ray Shulman, faleceu em 30 de março em sua casa em Londres. Estive com ele até o último instante enquanto ele lutava bravamente contra uma longa doença. Ao menos sei que agora ele está em paz. Ray realmente era um gênio em muitos aspectos. Ele era uma alma gentil e cuidadosa. Ele era um incrível compositor, músico, produtor musical e gênio da tecnologia. Ele era um artista verdadeiro e preferia ficar nos bastidores e deixar seu trabalho falar por ele, em vez de ele falar sobre si mesmo".
Prossegue Derek: "Junto comigo e meu irmão mais velho Philip, ele foi membro fundador da Simon Dupree & The Big Sound e depois do Gentle Giant. Ele seguiu produzindo artistas como The Sundays, The Sugarcubes, Ian McCulloch e muitos outros. Em tempos mais recentes ele dedicou sua experiência técnica e musical em autoria e remixagem para outros artistas. Ele fará muita falta para a comunidade musical como um todo. E mais importante, sentirei falta dele como meu irmão e verdadeiramente meu melhor amigo. Ele deixou sua esposa Barbara Tanner e seu irmão mais velho Philip. Para todos que conheciam Ray ou ouviram falar sobre ele, "Pensem nele com gentileza".
O Gentle Giant foi uma vasta inspiração para músicos do gênero, então não demorou para que alguns deles prestassem homenagens a Ray, conforme apurou o Loudwire. Mike Portnoy, por exemplo, twittou: "Triste saber da morte de Ray Shulman. Além de ser o baixista/multi-instrumentista da lendária banda de rock progressivo Gentle Giant, eu tive a honra de trabalhar com ele no decorrer dos anos em vários projetos de DVD/Blu-ray para a Inside Out. Minhas condolências".
Outro que também comentou foi Jordan Rudess, tecladista do Dream Theater/Liquid Tension Experiment, que em resposta ao post do Instagram do Gentle Giant disse: "Eis uma notícia triste. O Gentle Giant teve uma grande influência na minha carreira musical. Meus sentimentos vão para a família e amigos". Ian Anderson, do Jethro Tull, também teceu algumas palavras: "É com grande tristeza que ouvimos falar da morte de Ray Shulman, baixista do Gentle Giant e que trabalhou em muitos DVDs do Tull ao longo dos anos como engenheiro técnico de áudio e vídeo. Me lembro com carinho de Ray pelas muitas turnês que fizemos com o Giant na década de 70. Ele fará muita falta".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
O gênero musical cujo nome não faz sentido algum, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda em que membros do Iron Maiden e Dio disputaram para entrar e só um conseguiu
200 shows internacionais de rock e metal confirmados no Brasil em 2026
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
A importante lição que Steve Harris, do Iron Maiden, aprendeu com o Genesis
O guitarrista que custou mil dólares por dia a David Gilmour; "eu queria bater nele"
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista que Jack Black chama de "gênio"; "Ele inventou mais riffs do que qualquer um"
Os 3 veteranos do rock que lançaram álbuns que humilham os atuais, segundo Regis Tadeu
Vídeo dos Mutantes tocando Beatles em 1969 é encontrado
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
Isa Roddy, ex-vocalista do Dogma, ressignifica balada do Black Sabbath
Bruce Dickinson relembra "Killers" e diz que gostaria de ter participado do álbum
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira

"Vocês estão sendo passados pra trás"; a lenda do prog rock que alertou o Black Sabbath
Jô Soares comprou uma obra de arte do Rock por causa do Regis Tadeu


