Lars Ulrich diz que o Metallica não estava preparado para gravar "Lulu" com Lou Reed
Por André Garcia
Postado em 23 de maio de 2023
Ao relembrar a gravação de "Lulu" (2011), Lars Ulrich conta que o Metallica não entendeu a proposta de Lou Reed durante a gravação. Foi só na reta final que eles assimilaram "a intensidade" e "a escala" de sua visão.
Os fãs do Metallica não sabiam o que esperar quando a banda anunciou em 2011 que estava gravando um álbum com Lou Reed. O resultado foi "Lulu", que para muitos rivaliza com "Reload" (1997) e "St. Anger" (2003) como o pior disco já gravado por eles. Muitos fãs inclusive tentam empurrar aquele trabalho para a discografia do ex-Velvet Underground, para fingir que jamais aconteceu.
Em recente entrevista para a Interview, Lars Ulrich relembrou que o Metallica só entendeu o que estava fazendo no final da gravação:
"Estávamos tentando descobrir nosso papel naquilo; tentando servir a Lou, mas também dar vida ao que poderia ser a base musical para tudo que estava surgindo em cima dela. No começo, foi instintivo. E para nós, aquelas reações musicais impulsivas e momentâneas eram uma novidade — em nossos próprios discos, nosso processo é bastante trabalhoso. E fizemos muita análise. Nos afastamos do processo criativo para tentar achar um espaço, uma compreensão do que estamos fazendo. Só que tudo com Lou era no calor do momento, e para aquilo não estávamos preparados. Mas, quando aconteceu... foi libertador pra c*ralho!"
"Lou dizia 'Ficou ótimo'. Nas primeiras vezes eu fiquei, tipo, 'Pô, valeu, agora vamos lá para valer'. Só que ele dizia: 'Não, não, não… ficou ótimo assim.' E bola pra frente! Não estávamos preparados para aquilo, e não sabíamos muito bem como lida. Obviamente, como nunca tínhamos trabalhado juntos antes, sabíamos que parte da coisa era a imprevisibilidade. Mas não sabíamos o que isso significava, tipo, 'Mandamos bem por hoje, mas voltaremos amanhã para tentar de novo?'"
Lançado em 31 de outubro de 2011, os otimistas esperavam que "Lulu" agradasse a gregos e troianos, mas a recepção foi justamente inversa. Os fãs do Metallica não conseguiram engolir Lou Reed lendo poemas: "Isso parece um audiobook!"; já os fãs do Lou Reed não conseguiram engolir os crus e pouco inspirados arranjos do Metallica: "Isso parece uma grande demo!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps