O clássico do Iron Maiden que foi modificado para não ficar parecido com música do Queen
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de maio de 2023
A lendária banda inglesa de heavy metal Iron Maiden gravou muitos clássicos ao longo de sua brilhante história. Um dos primeiros é "Phantom Of The Opera", faixa do primeiro (e autointitulado) disco do grupo liderado pelo baixista Steve Harris, lançado em abril de 1980.
Baseada no romance de mesmo nome escrito pelo autor francês Gaston Leroux, a épica composição é complexa e em alguns momentos, flerta com o rock progressivo. Porém, "Phantom Of The Opera" em uma versão anterior era diferente e lembrava uma canção do Queen.
Quem contou a história foi Dennis Stratton, guitarrista que gravou "Iron Maiden" (o álbum) e foi integrante da banda entre 1979 e 1980. Stratton falou sobre "Phantom Of The Opera" durante entrevista concedida à Rock Candy, que teve trecho publicado pela Metal Hammer.
Dennis disse que chegou a adicionar "um monte de guitarras harmônicas e vocais em falsete" em uma gravação inicial de "Phantom Of The Opera". Porém, o empresário do Maiden ouviu o que o guitarrista havia feito e tratou de cortar o barato.
"Quando estávamos ouvindo a faixa, Rod Smallwood apareceu atrás de mim na sala de controle. Eu não sabia que ele estava lá e no final da música ele disse: 'Você pode se livrar de tudo isso. Parece a porra do Queen’", relembrou o músico.
No final das contas, a sugestão de Rod se mostrou acertada, já que "Phantom Of The Opera" se tornou uma das obras mais emblemáticas do Maiden. A música recentemente foi gravada pela banda Ghost e pode ser ouvida no EP "Phantomime", lançado dia 19 de maio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps