Duff McKagan relembra seu primeiro ataque de pânico, aos 16 anos
Por André Garcia
Postado em 18 de junho de 2023
Em maio, quando os Estados Unidos promovem o Mês de Consciência da Saúde Mental, Duff McKagan lançou um EP solo com faixas onde ele aborda seu transtorno de síndrome do pânico.
Guns N' Roses - Mais Novidades
O EP "This Is The Song" é composto por três faixas, e foi seu primeiro trabalho fora do Guns N' Roses desde "Tenderness", de 2019, seu segundo trabalho solo. Em entrevista para a Guitar World, ele falou com sinceridade sobre o assunto e relembrou seu primeiro ataque de pânico.
"Meu primeiro ataque de pânico foi na casa da minha mãe. Eu tinha 16 anos, estava no chuveiro, e pensei que estava acontecendo um terremoto, porque o chuveiro caiu um metro e eu literalmente fui parar de joelhos. Eu saí rastejando do chuveiro e percebi que nada estava caído ou virado — só eu. Me dar conta daquilo naquela primeira vez foi como se eu estivesse ficando maluco. Minha mãe me levou ao pronto-socorro, e algum psicólogo lá descobriu o que era. Eles me deram alguns remédios para me acalmar. No primeiro ano e meio ou dois anos, me senti sozinho; não é nada legal sentir que está completamente sozinho. Uma amiga de um amigo tinha ouvido falar sobre aquilo, e ela leu em um livro que milhões de pessoas tinham aqueles ataques de pânico. Aquilo foi nos anos 80, ou final dos anos 70. Ouvir que outras pessoas também passavam por aquilo aliviou muito o peso sobre mim. Não me sentir mais tão sozinho foi importante."
"Ataques de pânico não são como ouço as pessoas dizerem, 'Estou ansioso'", acrescentou. "Não é isso ou um 'nervosismo'. 'Eu malho todos os dias'; você não pode simplesmente ficar fisicamente forte e 'superar'. Não tem nada a ver com isso. Meu funcionamento é um pouco diferente, para ser sincero, e às vezes entro em um estado de frenesi, sem nem perceber, e isso pode acontecer nos lugares mais loucos, mesmo se nada estiver acontecendo. Eu tive um [ataque de pânico] enquanto fazia massagem uma vez, e tudo estava ótimo com minha família, minha esposa, meus filhos e minha banda. Não há nada específico que se possa apontar como causa. Se meus receptores derem uma leve guinada, simplesmente acontece. É como um corte que continua se abrindo. Você não tem controle sobre isso."
O maior motivo para Duff ter sofrido com um quadro grave de alcoolismo nos anos 80 e 90 foi o fato de que a bebida era sua única forma de lidar com os ataques de pânicos, agravados pelo sucesso do Guns N' Roses. Hoje em dia, ele encontrou formas mais saudáveis de conviver com o problema, como tocar violão. Sobre como faz para lidar com os ataques, ele disse:
"A frequência e intensidade não mudaram muito. Estratégias para lidar: palavras-cruzadas, tocar guitarra… fiz de tudo um pouco. Beber água e comer amêndoas (para manter minhas vias respiratórias funcionando); pode parecer loucura, mas funciona. Não são nem mesmo estratégias. Eu faço o que posso. Tenho ajuda profissional também. Falo com um médico uma vez por semana e discutimos as coisas, e é bom poder fazer isso. Tenho um ótimo plano de saúde, porque, você sabe como é a indústria de saúde mental… Eu o utilizo e tem sido ótimo para mim."
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a ansiedade é uma das maiores responsáveis pela metade das doenças mentais no mundo. Estima-se que seja a segunda maior causa de incapacitação. Quando agravada, ela pode levar ao transtorno de pânico, que atinge de 2% a 4% da população mundial.
Se você sofre com problemas recorrentes da ansiedade ou depressão, o Centro de Valorização da Vida oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, de forma sigilosa e gratuita. Acesse www.cvv.org.br ou ligue para 188.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Vocalista do Behemoth diz que sempre foi fã de Guns N' Roses
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar


Guns N' Roses lança duas novas canções
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
"Babá de Artista" do Rock in Rio diz que Iron Maiden não dá trabalho e são "gentleman"
Gugu Liberato: relembrando encontro com Slash em homenagem ao apresentador


