Gene Simmons relembra: "Eu queria levar o Van Halen sob as asas do Kiss"
Por André Garcia
Postado em 02 de junho de 2023
O tino comercial de Gene Simmons fez dele o primeiro figurão a apostar no Van Halen como um futuro gigante do rock.
No mundo da música há poucas mentes empresariais que se compare à de Gene Simmons: o homem cuja visão transformou o Kiss numa máquina de vender. Sua forma de gerir a banda como uma grande empresa nos anos 70 foi algo então sem precedentes, e que hoje em dia se tornou padrão.
O linguarudo falou à Classic Rock sobre seu primeiro contato com o Eddie Van Halen e sua gangue, no Starwood, em Hollywood, em 1976.
"Eu os vi naquela noite e fiquei incrédulo. Fiquei na frente do palco e não podia acreditar no que via e ouvia: era um homem fazendo todos aqueles sons com as mãos? Todos na banda cantou e tocou ao vivo, e Eddie era uma verdadeira sinfonia de guitarra sozinho. Nos primeiros dias, às vezes Ed ficava de costas para a plateia porque não queria revelar seus truques. Mas mesmo que você visse como ele tocava aqueles riffs… como poderia possivelmente imitá-los?"
"Então, eu assinei a banda com a minha produtora, Man Of 1,000 Faces, voei com eles para Nova York e produzi uma demo para eles no Electric Lady Studios. Se você pesquisar no Google as palavras 'Gene Simmons Van Halen demo', poderá ouvir a música que considero o momento definidor de Edward. A versão de 'House Of Pain' que eles gravaram comigo é a coisa mais poderosa que eles já fizeram. Ela explode de zero a 60 mph [100 km/h] em um segundo! Ouça alto: é como um rolo compressor em seu rosto — e a banda a executou completamente ao vivo no estúdio."
"E, é claro, Ace Frehley e Peter Criss tinham coisas maiores em suas mentes; estavam muito ocupados tomando más decisões em suas vidas. Eu queria levar o Van Halen sob as asas do Kiss. Era para a gente ter contratado eles e levado em turnê conosco. Infelizmente, ninguém mais em nossa organização viu isso e, é claro, meses depois, a Warner Brothers apareceu e os contratou. E quando o Kiss saiu em turnê novamente, eles pegaram a música 'You Really Got Me', do The Kinks, e a transformaram em algo que Ray Davies jamais poderia imaginar. Eles se tornaram superstars! E quando isso aconteceu, pude voltar para minha própria banda e dizer: 'Eu disse a vocês, seus bocós!"
A profecia de Gene Simmons se concretizou, e Van Halen se tornou uma das maiores bandas de rock que já existiram. Foram mais de 80 milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, muitos deles bateram disco de platina. Sua grandeza atingiu outro patamar quando tocou para 375 mil pessoas no US Festival, realizado em 29 de maio de 1983.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps