Qual foi o verdadeiro pioneirismo musical do Ratos de Porão, segundo Jão
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de julho de 2023
O Ratos de Porão é uma das bandas brasileiras com maior reconhecimento no exterior e conseguiu esse feito mesmo fazendo um punk rock / hardcore em português. Sua discografia conta com clássicos como "Brasil", "Século Sinistro" e "Crucificados Pelo Sistema" e o line-up clássico é formado por João Gordo, Jão, Boka e Juninho.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Em entrevista ao Superplá, apresentado por Gordo, Jão e Clemente, do Inocentes, comentaram sobre o que fez o Ratos de Porão ser pioneiro no Brasil. De acordo com Jão, que esteve desde o começo do Ratos, o grande mérito foi ter iniciado o movimento hardcore no Brasil mais inspirado pelo o que acontecia nos EUA.
"Eu acho que esse direcionamento americano do hardcore foi algo que fomos pioneiros no Brasil. Ouvíamos Teen Idols e Middle Class. Aquela demo do Ratos de Porão que cantei eu estava sem voz! Eu que cantei, mas é estranho. Foi muito foda", disse.
Foi então que Clemente concordou com Jão e disse que o modo de tocar do Ratos era mais rápido, em consonância com as bandas americanas. "O Olho Seco era uma coisa mais Europa. Vocês eram mais americanos, com acordes rápidos", disse.
A sonoridade do Ratos de Porão
Ainda sobre a questão de como o Ratos de Porão soa musicalmente, João Gordo afirmou em entrevista recente ao G1 que sempre foram "underground" e nunca fizeram parte do "rock nacional".
"Eu achava que a gente nunca ia tocar no Rock in Rio. É uma surpresa até ser convidado", diz o vocalista da banda, surgida em 1981, quatro anos antes da primeira edição do Rock in Rio. "O Ratos é uma banda underground e não faz parte do 'rock nacional'", explica João Gordo.
"Eu acho até um reconhecimento da parte do festival. Porque a banda é clássica, já tocamos já em festival no mundo inteiro. Festivais gigantescos com The Cure, Therapy, e nós lá. Por que não aqui? Fiquei feliz com o convite", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps