Svalbard, a ótima banda inglesa de Metal que você precisa conhecer e ouvir
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de setembro de 2023
Quem é fã de Rock/Heavy Metal pode se sentir privilegiado por ter um leque gigantesco de opções quando quer ouvir alguma novidade. Semana após semana, surgem novas bandas, que ajudam a manter acesa a chama da música pesada. Uma dessas bandas, que você precisa conhecer e ouvir, se chama Svalbard.

Como e quando a banda surgiu? E o que significa Svalbard?
A história do Svalbard começou em 2011, na cidade inglesa de Bristol, quando a guitarrista/vocalista Serena Cherry conheceu o guitarrista Liam Phelan. A dupla recrutou o baterista Mark Lilley e assim nasceu o Svalbard, que atualmente é um quarteto e conta com o baixista Matt Francis.
O nome da banda foi retirado da trilogia "His Dark Materials" de Philip Pullman, onde o arquipélago de Svalbard (território norueguês) serve como cenário fictício.
"Svalbard é um arquipélago ao largo da Noruega que está em constante estado de mudança – ou congela no inverno ou derrete no verão. Nunca permanece o mesmo por muito tempo. Sinto que isto simboliza a forma como toda a arte nunca está ‘no momento’, mas num estado de se tornar ou de refletir sobre o que será a seguir", declarou Serena, em entrevista ao site Trash Hits.
Que tipo de som o Svalbard toca?
Classificar o som do Svalbard é uma tarefa muito difícil, uma vez que a sonoridade (pouco convencional) praticada pelo grupo mistura elementos de diferentes estilos musicais. Ao ouvir as melancólicas, pesadas e intensas músicas da banda, é possível ouvir traços de Shoegaze, Metal Extremo, Post-Hardcore e Punk.
A mistura de diferentes estilos resulta em uma sonoridade única e envolvente, guiada pelas vozes de Serena e Liam.
Sobre o que falam as músicas do Svalbard?
As letras das músicas do Svalbard falam sobre temas delicados, como saúde mental, depressão e tristeza, temas que a talentosa vocalista/guitarrista Serena Cherry conhece bem.
"Você poderia olhar para minhas redes sociais e pensar que eu era a pessoa mais feliz do mundo, que devo estar vivendo nas nuvens e que tudo deve estar ótimo. A realidade é que provavelmente também estou mais solitária e triste do que já estive.
Meu padrão natural é a tristeza. Aquela sensação horrível e enjoativa no fundo do estômago – sou apenas eu, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sentir-me desconfortável, nervosa o tempo todo, ansiosa o tempo todo. Não conseguir dormir, Não conseguir comer – isso é apenas o padrão diário para mim", afirmou Serena, que foi entrevistada por Nick Ruskell, colaborador da revista Kerrang.
Qual álbum do Svalbard eu devo ouvir para conhecer melhor o som da banda?
Um bom cartão de visitas do Svalbard é "When I Die, Will I Get Better?", lançado em setembro de 2020. Terceiro registro da discografia do grupo, o álbum recebeu ótimas críticas por parte de veículos especializados e mostra a capacidade de uma banda que ainda tem muita lenha para queimar. "When I Die, Will I Get Better?" possui ótimas faixas, com destaque para as excelentes "Listen To Someone", "Click Bait" e "Open Wound".
O Svalbard vai lançar disco novo?
Sim! O próximo trabalho do Svalbard, intitulado "The Weight Of The Mask", tem lançamento programado para o dia 6 de outubro. Serena Cherry falou sobre o quarto álbum da banda à Metal Hammer.
"Eu diria que nos aprofundamos ainda mais neste álbum, tanto musicalmente quanto liricamente. Existem novos instrumentos que nunca usamos antes. Liam tocou violino neste álbum! Em termos de som, é um clichê dizer que o álbum é ainda mais pesado, mas certamente não é mais suave, digamos assim (...).
Liricamente, este não é um disco político. É mais interior e emocional. Eu compararia isso a caminhar por um caminho escuro e confrontar seus próprios demônios dentro de sua cabeça. Há dois temas neste álbum – doença mental e amor – e como essas duas coisas impactam uma na outra, geralmente de forma negativa, e o tipo de isolamento que acompanha a luta contra a doença mental. É um disco muito introspectivo", afirmou a guitarrista/vocalista.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Svalbard, aperte o play e confira uma playlist especial com 10 músicas para conhecer melhor o som dessa excelente banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As músicas do Iron Maiden que Dave Murray não gosta: "Poderia ter soado melhor"
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
Inferno Metal Festival anuncia as primeiras 26 bandas da edição de 2026
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
Como foi para David Gilmour trabalhar nos álbuns solos de Syd Barrett nos anos 1970
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Guns N' Roses é anunciado como headliner do Monsters of Rock 2026
O guitarrista do panteão do rock que Lou Reed dizia ser "profundamente sem talento"
Soulfly: a chama ainda queima
Os 5 melhores álbuns do rock nacional, segundo jornalista André Barcinski
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
A música do Trivium que mistura Sepultura, emo e melodic death metal
A banda que deixou o Rage Against The Machine no chinelo tocando depois deles em festival
A única música do Led Zeppelin que Geddy Lee conseguia tocar: "Padrão repetitivo"


Svalbard - A triste história da banda britânica que encerrou atividades por motivos financeiros
Vocalista inglesa conta como é "desconcertante" fazer shows diante de tantos celulares


