G1 faz enquete sobre bandas no próximo Rock in Rio sem nenhuma representante de metal
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de setembro de 2023
O site do G1 está realizando uma enquete com o público sobre quais bandas deveriam estar na edição de 2024 do Rock in Rio. Chama atenção o fato de nomes do universo do heavy metal como Metallica e Iron Maiden não estarem presentes entre as opções.
Os nomes mais ligados ao rock disponíveis para votação são Rolling Stones, Pearl Jam e Olivia Rodrigo. A maioria é ligada com a música pop: Rihanna, Taylor Swift, Beyoncé e Anitta, por exemplo. Confira neste link.
Dia de metal do Rock in Rio
Em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato, o guitarrista brasileiro Conrado Pesinato (Graham Bonnet Band), que vive nos Estados Unidos, deu sua opinião sobre quais bandas de metal poderiam ser headliners do Rock in Rio.
"Aqui nos EUA, com certeza o Iron Maiden não encheria igual no Rock in Rio. Eles nunca foram tão grandes aqui como são no Brasil. O Judas Priest acho que é maior aqui nos EUA. Aqui nos EUA, tem essa cultura do novo. Quem é o próximo cara? Quem vai ser o próximo sucesso? Hoje em dia, o Five Finger Death Punch tem como abertura o Megadeth. Eles poderiam encerrar uma noite equivalente ao Rock in Rio. O Slipknot também. O Korn, System of a Down e Linkin Park também conseguiriam. O Lamb of God também conseguiria.
O Limp Bizkit não conseguiria e o Evanescence, não sei. É sólido, mas headliner de festival não sei. Conheço o Troy McLawhorn, que era baixista e virou guitarrista. Eles tocam para 10 mil pessoas aqui. De bandas estrangeiras, tem o Rammstein. Já vi eles tocando para 60 mil pessoas aqui nos EUA. O Bring Me The Horizon já toca para públicos maiores que o Iron Maiden, também poderiam ser headliners. Eles tocarão no Download Festival, na Inglaterra, ano que vem.
Agora, sempre tem os tiozões que só ouvem as mesmas bandas antigas, como Kiss, Iron Maiden, Metallica, Guns N’ Roses, mas tem várias que já estão nesse patamar em termos de público. No Rock in Rio, realmente é só Metallica e Iron Maiden!", disse.
Já o site Omelete disse que o dia do metal pode sim deixar de ser uma realidade. "A virada do Rock In Rio para um festival com mais cara de pop que de rock se deu de forma gradual e pôde ser percebida com mais força agora na edição de 2022. Na edição atual, porém, quatro das sete noites estão ocupadas por artistas pop, sendo elas comandadas por Justin Bieber, Coldplay, Dua Lipa e Post Malone", diz o texto.
O site continua sua explicação dizendo que os anos de glória do metal ficaram no passado e isso explica por que Justin Bieber esgotou em 12 minutos enquanto Iron Maiden levou 1 semana para encerrar as entradas.
"Bandas mais populares de rock como Guns ‘N’ Roses e Red Hot Chili Peppers conseguem atrair um público avulso por terem sucessos que já figuraram nas paradas, mas nomes como Iron Maiden e Dream Theater perdem a vantagem do público geral e acabam relegados a uma fanbase muito específica", conclui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps