Angra lança videoclipe do mais recente single "Tide of Changes"
Por Angra
Postado em 15 de setembro de 2023
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Com mais de trinta anos de estrada e consagrado mundialmente desde o início da carreira, o Angra se prepara para o lançamento mundial do 10º álbum da carreira, Cycles of Pain. Após o grande sucesso de "Ride Into The Storm", o grupo disponibilizou aos fãs no dia 15 de setembro o segundo single do vindouro trabalho, a faixa "Tide of Changes", com participação especial da cantora Vanessa Moreno. A música está nas plataformas digitais, e o clipe, no canal oficial da gravadora Atomic Fire no YouTube.
Apresentando ao público as características que consagraram a banda, "Tide of Changes" apresenta um tema lírico profundo de resiliência perante as intempéries da vida. O guitarrista e compositor Rafael Bittencourt adiciona sobre o tema: "A letra de Tide of Changes foi a primeira que escrevi para o álbum Cycles of Pain e retrata exatamente do que o título denuncia: as inúmeras marés de mudanças que contrariam nossas expectativas. Vivemos um momento de muita instabilidade e, enquanto nosso ego busca a zona de conforto e o controle, somos forçados a nos adaptar a essa impermanência, aprender a surfar nas ondas do destino flexibilizando nossos planos. O eu lírico de Tide of Changes sofreu em diferentes momentos de sua vida ao ponto de se sentir esgotado e incapaz de reagir, mas foi no fundo do poço que encontrou forças para encarar suas sombras. Suas dores e frustrações o moldaram e fortaleceram, até o ponto que bateu no peito e disse, que venha a próxima onda de dificuldades, estou pronto! Quer arrancar mais um pedaço de mim, da minha coragem, da minha autoestima? Venha, que eu esperei por esse momento!".
Quanto a construção da música, o baixista Felipe Andreoli comenta: "É uma música cheia de dinâmica e texturas diferentes, com um olhar para o futuro enquanto também acenamos para o passado, principalmente na seção intermediária. O Fabio fez um trabalho brilhante com as linhas vocais e fez uma performance muito inspirada. A introdução surgiu enquanto eu trabalhava em algumas harmonias, aí o Fabio entrou e a mágica aconteceu".
A direção do cinematográfico videoclipe ficou mais uma vez a cargo do renomado Leo Liberti, que já trabalhou com gigantes como Dee Snider, Europe, Megadeth e o próprio Angra, nos aclamados "Black Widow’s Web" e "Ride Into the Storm". O próprio comenta uma das interpretações sobre a obra: "O clipe é uma metáfora sobre a mudança. Uma mulher é levada a viver uma outra experiência, no caso, multidimensional. Ela sofre mutações – tanto físicas quanto espirituais - para conseguir explorar novos horizontes, ou seja, sua composição precisou ser alterada para viver novas realidades. Quando isso acontece, o mundo que ela habitava foi destruído. Essa é a maré da vida e esse balanço que ocorre no Macrocosmo é o mesmo que acontece dentro da gente, pois ‘o que está em cima é igual ao que está embaixo’", delibera.
Rafael Bittencourt adiciona: "Estou extremamente orgulhoso do nosso último videoclipe, 'Tide of Changes', uma super produção audiovisual repleta de efeitos e simbolismos. O diretor Léo Liberta nos permitiu embarcar numa viagem emocionante através do cosmos multidimensional trazendo reflexões profundas. Nosso fascínio pelo mistério e incessante busca por desbravar o desconhecido é o que garantiu a sobrevivência humana, mas é também o que pode causar nossa falência e declínio se mal direcionado. E apesar da nossa obsessão por grandeza, a felicidade reside no simples, no que está ao nosso alcance. A filmagem da banda ocorreu nas ruínas da antiga fábrica de cerveja Antártica, um lugar cheio de cantos sombrios que aguçam nossa imaginação. Com 'Tide of Changes', esperamos inspirar outros a explorar seus próprios territórios desconhecidos e lembrá-los de que a maré da mudança é uma força poderosa que pode levar a destinos belos e inesperados".
No álbum, Tide of Changes é separada em duas partes. No single e videoclipe, ambas são apresentadas juntas, dando um panorama geral sobre a obra. Após a introdução, a música ganha um novo prisma com a participação de Vanessa Moreno, revelação contemporânea da MPB, que recentemente participou da apresentação acústica do Angra, realizada em Curitiba, que será lançada em formato áudio e vídeo na metade do próximo ano.
O álbum Cycles of Pain será lançado no Japão dia 01 de novembro, pela JVC, e dia 03 de novembro no resto do mundo pela Atomic Fire Records.
Cycles of Pain
Dores pessoais dos membros da banda, como morte, doença de familiares, perda do André Matos e também a pandemia são alguns dos tópicos abordados em Cycles of Pain. Para a composição, os músicos se isolaram em uma casa em Campos de Jordão, posteriormente realizando as gravações nos estúdios Sonastério, em Belo Horizonte, e no Elephant Office, na região de Florianópolis.
O álbum Cycles of Pain marca uma nova era na carreira do grupo, e trará diversas participações especiais, incluindo a cantora Amanda Somerville e a pianista Juliana D'Agostini em "Tears of Blood", a lenda da MPB Lenine, em "Vida Seca" e Vanessa Moreno em "Tide Of Changes - Part II" e "Here In The Now". O disco foi produzido, mixado e masterizado por Dennis Ward, que trabalhou em álbuns clássicos do Angra como Rebirth e Temple of Shadows. A capa foi inspirada em experiências com a Inteligência Artificial e posteriormente finalizada por Eric Pasqua, enquanto Jonathan Canuto cuidou do layout.
Vivendo um momento inspirado da carreira, o Angra atualmente é formado pelos guitarristas Rafael Bittencourt e Marcelo Barbosa, o baixista Felipe Andreoli, o vocalista Fabio Lione e o baterista Bruno Valverde.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Como o novato Chris Dovas fez o Testament soar mais pesado, segundo Chuck Billy
Para Edu Falaschi, reunião do Angra no Bangers Open Air será "inesquecível"
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Do Metallica ao Angra - passando por outras bandas -, um breve resumo do "Megadethverso"
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
"Fui assistir a um show do Angra e aquilo me motivou a montar uma banda", diz Aquiles Priester
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Alírio Netto diz que estrear como vocalista do Angra no Bangers ficará marcado em sua história
Kiko Loureiro lista seus cinco solos de guitarra favoritos


