Metallica: Jason Newsted conta como Lemmy Kilmister o influenciou a tocar com palheta
Por André Garcia
Postado em 15 de outubro de 2023
Baixista do Metallica, Jason Newsted ocupou o posto do saudoso Cliff Burton de 1986 a 2001. Ao longo desses anos, ele ficou famoso por sua cara retorcida no palco ao bater cabeça absurdamente (o que viria a o render problemas na coluna). Ao contrário de seu antecessor, que tocava com os dedos, ele usava palheta — o que dava a ele uma sonoridade mais limpa e nítida.
Jason Newsted - Mais Novidades
Em vídeo disponível no YouTube, ele relembrou o motivo que o levou a começar a usar palhetas, e como Lemmy Kilmister o influenciou a tocar dessa forma.
"Tinha uma sessão de discos importados lá nos fundos da loja de discos local, e lá tinha uns dois discos do Motörhead. Então, descolei umas paradas das antigas do Motörhead, e notei que o cara tocava [baixo] com palheta. Eu sempre toquei com palheta, o que surgiu por necessidade. Tocar com os dedos literalmente desgastou as duas primeiras camadas da pele, possivelmente a terceira também."
No lugar de Jason, outra pessoa teria deixado o baixo de lado, mas ele escolheu contornar a adversidade. Como já dizia Frank Zappa, a necessidade é a mãe da invenção. A palheta, que era para ser um quebra-galho, acabou se tornando definitiva para ele, e por influência de Lemmy Kilmister.
"Eu não consegui mais tocar com os dedos por um tempo, tive que tocar com palheta por mais ou menos um mês. Fui forçado a usar palheta para tocar baixo. Então foi Lemmy que me fez perceber que era aceitável tocar com palheta. Ele foi uma grande influência no jeito como eu atacava o baixo. Essa é realmente a palavra correta: atacar."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps