Um lugar secreto (e perigoso): a assustadora história de "A Secret Place", do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de novembro de 2023
O Megadeth se notabilizou como uma das principais bandas de Thrash Metal da década de 1980. Fundado por Dave Mustaine em 1983, o grupo lançou álbuns que se tornaram clássicos do citado estilo, com destaque especial para os magníficos "Peace Sells…But Who's Buying?" e "Rust In Peace", lançados respectivamente em 1986 e 1990.
Na década de 1990, o Megadeth tirou o pé do acelerador, como pode ser ouvido nos excelentes "Countdown To Extinction" e "Youthanasia", trabalhos mais próximos do Heavy do que do Thrash Metal. A sonoridade da banda mudou um pouco mais em 1997, ano de lançamento de "Cryptic Writings", sétimo disco de estúdio do quarteto.
"Nesse disco, tocamos muito dedilhado e muita coisa pop. Na época, tínhamos uma administração que tentava nos convencer a compor músicas mais populares - algo que pudesse ir para o rádio ou para a MTV - em vez de músicas de que gostávamos", declarou o líder do Megadeth, em uma entrevista concedida à Rolling Stone em 2017.
Uma das faixas mais conhecidas de "Cryptic Writings" é "A Secret Place". E a história da canção não é muito tranquila, de acordo com o que Mustaine contou na mesma entrevista acima mencionada.
"‘A Secret Place’ é uma das últimas músicas que escrevemos no ‘Cryptic Writings’ e estávamos em um lugar que era o refúgio de Al Capone [famoso gângster que cometeu diversos crimes no início do Século XX] . Era um castelo de pedra cortado à mão, e ele levava as pessoas para lá para jogar, colocava uma bala na cabeça delas e as enterrava no quintal. Um dia, um cachorro apareceu correndo e tinha [na boca] o que parecia ser um osso de perna humana, porque havia muitos túmulos sem identificação atrás do estúdio. Nunca tive certeza", contou Mustaine, que deu mais detalhes sobre o processo de composição da música em questão.
"Naquela época, eu estava tendo problemas para escrever letras e faltava mais uma música. Quando vi esse cachorro, pensei: ‘Uau, cara. Este é um lugar realmente secreto’. Eu estava lá cantando, ouvi uma pegada atravessando o telhado, não havia mais ninguém no prédio, exceto eu e o cara do outro lado do vidro na sala de controle. Não sabíamos se era o vento rangendo ou se era algum fantasma lá em cima, porque o lugar é supostamente assombrado. É muito legal", finalizou o autor de "A Secret Place".
"Cryptic Writings" é o sucessor do EP "Hidden Treasures" (1995). O álbum é o último registro gravado pela formação clássica do Megadeth, pois o baterista Nick Menza foi demitido da banda em 1998. O disco apresenta outras faixas muito interessantes, como "Use The Man", "Almost Honest", "She-Wolf" e "Trust".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps