A música do Led Zeppelin que para Joe Perry tem o maior riff de todos os tempos
Por André Garcia
Postado em 04 de novembro de 2023
Quando o assunto é um sujo e pesado blues rock, o Aerosmith é um dos maiores nomes dos Estados Unidos. Seu guitarrista, Joe Perry, é amplamente considerado um dos maiores riff makers do rock americano; chegando a ser comparado ao amplamente considerado um dos maiores riff makers britânicos: Jimmy Page.
Em entrevista à Guitar em 2002, Perry — como de costume — rasgou elogios ao Led Zeppelin, e apontou a música deles que considera possuir o maior de todos os riffs.
"São tantos [riffs] excelentes… mas, se seguirmos a abordagem de 'menos é mais', acho que 'Whole Lotta Love' é a escolha. Quero dizer, aquela introdução é quase um não-riff. É tão primal que praticamente qualquer pessoa pode tocá-la... mas é tão poderosa. Para mim, isso é o auge da simplicidade. Ela atinge as raízes mais profundas do aspecto sexual do ritmo."
"E, como já disse, tecnicamente, não é nada de especial. Jimmy Page pode tocar praticamente qualquer coisa. Realmente fala do sua genialidade o fato de ele ter conseguido pensar: 'Ok. Isso é o que as pessoas querem ouvir'."
Faixa de abertura do "Led Zeppelin II", "Whole Lotta Love" foi uma de suas mais icônicas faixas, bem como um de seus maiores hits. Sem contar que muito contribuiu para moldar seu som.
Também lançada como single, emplacou nos Estados Unidos e foi o primeiro da banda a receber disco de ouro, ultrapassando a marca do 1 milhão de cópias vendidas. Em 2004, ela ficou em #75 na lista de 500 Maiores Músicas de Todos os Tempos da Rolling Stone, e no ano seguinte em #3 na lista de 100 Maiores Músicas de Guitarra da revista Q.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps