A triste história por trás de uma das músicas mais belas do Led Zeppelin
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de janeiro de 2024
Um dos nomes mais importantes da história do Rock And Roll, o grupo inglês Led Zeppelin lançou clássicos inesquecíveis ao longo de sua carreira. É o caso da bela "All My Love", faixa de "In Through The Out Door", álbum lançado em agosto de 1979. Embora seja uma das músicas mais bonitas do Led Zeppelin, "All Of My Love" foi inspirada em uma trágica história: o falecimento de Karac, filho do vocalista Robert Plant.
Karac morreu dia 26 de julho de 1977, aos cinco anos de idade, após contrair um vírus estomacal. Robert Plant pensou em desistir de sua carreira musical após a perda de seu filho, mas seguiu em frente, porém, tentando fazer músicas diferentes das que fazia no passado.
"‘In Through The Out Door’ não foi a melhor coisa do mundo, mas pelo menos estávamos tentando variar o que estávamos fazendo, para o bem de nossa própria integridade. De todos os discos, esse é interessante, mas um pouco higienizado, porque não estávamos no clamor e no caos há muito tempo. Em 1977, quando perdi meu filho, eu não queria realmente sair cantando por aí ‘Hey hey mama say the way you move’. [Esse tipo de letra] Não tinha mais muita importância", disse Plant, durante entrevista cedida à revista Q em 1990.
Enquanto lutava para superar a terrível perda, o vocalista contou com a ajuda do grande baterista John Bonham e escreveu uma de suas obras mais bonitas.
"Durante os momentos mais sombrios de minha vida, quando perdi meu filho e minha família estava em desordem, foi Bonzo quem veio até mim. Os outros caras [da banda] eram do sul da Inglaterra e não tinham o mesmo tipo de etiqueta social que temos aqui no norte, o que poderia realmente preencher esse abismo desconfortável com todas as sensibilidades necessárias para consolar", disse Plant, em entrevista concedida à Onstage Magazine em 2013, que teve trecho traduzido e publicado no site do jornalista Igor Miranda.
Se Bonham ficou ao lado de Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page e o baixista John Paul Jones não foram ao funeral de Karac. Segundo Mick Wall, que escreveu a biografia do Led Zeppelin, as ausências causaram uma fissura dentro da banda, como aponta matéria publicada no site Ultimate Guitar.
"Até então, Robert ainda estava preso a Jimmy e ao que ele havia criado com o Zeppelin. Depois desse incidente, Jimmy não tinha mais a mesma mística para Robert. Robert começou a ter muito mais poder sobre o que a banda faria ou deixaria de fazer. Ele realmente não se importava mais e, portanto, estava pronto para sair a qualquer momento se eles não se encaixassem com ele. E é assim que as coisas continuam até hoje."
Apesar do tema nobre que a envolve, "All My Love" deixou o guitarrista Jimmy Page "preocupado", como ele mesmo contou em uma entrevista de 1993 republicada pelo Ultimate Guitar.
"Eu estava um pouco preocupado com o refrão, eu podia imaginar as pessoas fazendo a onda e tudo mais. E pensei: ‘Isso não somos nós. Isso não somos nós’. Em seu lugar, estava tudo bem, mas eu não gostaria de seguir essa direção no futuro."
Infelizmente, o futuro sugerido por Page foi breve, já que pouco mais de um ano depois do lançamento de "In Through The Out Door", o baterista John Bonham faleceu, o que decretou o fim do Led Zeppelin. Mas isso é história (triste) para outra matéria.
Histórias de Músicas - Led Zeppelin
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps