Por que Rock in Rio é muito mais famoso e importante do que o Hollywood Rock?
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de fevereiro de 2024
Durante participação no podcast Manual do Homem Moderno, o youtuber e jornalista Julio Ettore, especialista em rock nacional, foi questionado sobre por que o Hollywood Rock não é tão famoso e icônico quanto o Rock in Rio.
Em sua resposta, Ettore citou questões como o tamanho do festival, o investimento da Globo no Rock in Rio e o fato de o Hollywood Rock estar associado como uma marca de cigarros que não existe mais.
"Acho que não lembramos tanto assim do que aconteceu no Rock in Rio sem ser o primeiro, sabe? Lembramos muito do primeiro Rock in Rio, né? O Hollywood Rock, bem, não sei se todos eram assim, mas pelo menos os dois ou três primeiros eram diferentes. O Rock in Rio, ele durava duas semanas, e o Hollywood Rock era mais curto, com três ou quatro artistas por noite. No Rio, depois repetia em São Paulo, era outra proposta.
O primeiro foi em 75, depois em 88 no Morumbi. Tivemos Supertramp, U2, Simple Minds, Robert Palmer, Pretenders, Paralamas, Titãs, Simply Red, Duran Duran... uma lista incrível. E embora ambos fossem festivais de música, o Rock in Rio era mais um investimento, com toda a cobertura da Globo. Lembro que o Rock in Rio 85 marcou muito mais as pessoas, sabe? Foi um grande acontecimento, com Queen, Iron Maiden, uma aura única.
E quanto à questão do som, é interessante. No Rock in Rio, as bandas brasileiras nunca tinham a mesma potência sonora, por estarem sempre no começo dos shows. Hollywood Rock era diferente nesse aspecto, as bandas gostavam mais de tocar lá.
O Hollywood Rock é um festival que muitos esquecem, mas teve seus momentos marcantes. Durou até 1996, mas acabou sendo associado à marca de cigarros Hollywood, que já não existe mais. Já o Rock in Rio continua até hoje, evoluindo com o tempo para continuar atraindo o público jovem".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps