Glenn Hughes comenta semelhanças entre "Burn", do Deep Purple, e música lançada cem anos atrás
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de fevereiro de 2024
A explosiva "Burn" é uma das músicas mais famosas da banda inglesa Deep Purple. Faixa que dá nome ao oitavo disco de estúdio do grupo fundado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, "Burn" é uma música épica, que figura entre os clássicos imortais do Heavy Metal. Porém, suas origens podem remeter a uma música gravada por um artista que pertence ao mundo do Jazz.
"Burn" pode ter sido inspirada em "Fascinating Rhythm", música lançada em 1924 e escrita pelo compositor/pianista George Gershwin e pelo seu irmão Ira Gershwin. E quem afirma isso não é este redator, mas sim, Glenn Hughes, baixista/vocalista que fez parte do Purple nos anos 1970.
"Blackmore criou esse riff de Rock clássico, mas há muita conversa sobre ele ter sido extraído de algo que foi escrito nos anos quarenta. ‘Fascinating Rhythm’ [de George Gershwin], não é?", disse Hughes, em matéria especial publicada no site da revista Classic Rock.
"Acho que pode ter sido tirado de lá. Todo artista pega emprestado de outros artistas, mas esse é um exemplo clássico de como Ritchie pode ter pego algo dos anos quarenta ou cinquenta", acrescentou Hughes, um dos integrantes do brilhante time que gravou "Burn", disco lançado em 15 de fevereiro de 1974.
Caso você não conheça "Fascinating Rhythm", a música pode ser ouvida no player a seguir. Aperte o play e tire suas conclusões.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps