Os virtuosos baixistas de jazz listados por Geddy Lee como seus favoritos em 1984
Por André Garcia
Postado em 20 de março de 2024
No mundo do rock são pouquíssimos os baixistas vivos mais reverenciados do que Geddy Lee, e não é para menos: por seu trabalho de quatro décadas do Rush por diversas vezes ele se provou merecedor dos louros de um gênio musical.
Em entrevista de 1984 para o programa de rádio Rockline, enquanto promovia o décimo e então atual álbum do Rush, "Grace Under Pressure". Ao ser perguntado por um fã pelo telefone quais baixistas ele considerava os melhores, Geddy respondeu.
"Curto muito um cara chamado Percy Jones que toca no Brand X; curto muito Jeff Berlin, que toca com várias pessoas e fez uns trabalhos com Allan Holdsworth, Bill Bruford, uns caras desses."
Brand X é uma banda inglesa de jazz fusion formada no ano do álbum de estreia do Rush, 1974. Eles se separaram em 1980, tornando a se reunir de 1992 a 99 e de 2016 a 2021. Nascido em 1947, Percy Jones participou de todos os álbuns e integrou todas as formações, sendo que de 1992 a 99 ele assumiu o posto de baixista. Uma curiosidade é que Phil Collins e Bill Brufford passaram pela banda na segunda metade da década de 70. Confira abaixo um solo de baixo de Percy Jones com o Brand X em 2017:
Nascido em 1953, Jeff Berlin também é baixista de jazz fusion (o que mostra que Geddy devia estar ouvindo muito o gênero na época). Após estudar violino dos cinco aos 15 anos, um belo dia ele conheceu os Beatles e decidiu tocar baixo, inspirado em Paul McCartney. Comparado por muitos a Jaco Pastorius, ele já tocou com o ex-Yes Patrick Moraz, além dos já citados Bill Brufford e Allan Holdsworth.
Confira abaixo um solo de baixo dele tocando em um evento de jazz na suíça com o saxofonista Klaus Doldinger.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps