A explicação de Geddy Lee para a ideia por trás do título do álbum "Grace Under Pressure"
Por André Garcia
Postado em 14 de março de 2024
No icônico ano de 1984, o Rush lançou seu décimo álbum de estúdio, "Grace Under Pressure" ("Graça sob pressão", em livre tradução) — marcado pelo fim da parceria com Terry Brown (que vinha produzindo todos os seus trabalhos desde 1974), sendo substituído por Peter Henderson. Assim como em seus antecessores ("Moving Pictures" (1982) e "Signals" (1983), o nome do disco não era o título de nenhuma das faixas e não aparecia em nenhuma das letras.
Em entrevista de 1984 para a Rockline, Geddy Lee esclareceu como aquele título foi considerado por eles o mais adequado.
"Graça sob pressão era algo que aspirávamos enquanto passávamos por todas as dificuldades de fazer aquele álbum. Pareceu apropriado na época porque muitas das letras [abordavam] situações que aconteciam a nosso redor enquanto estávamos compondo para o disco. Era uma coisa intensamente estressante. A crise dos caças coreanos... todo tipo de coisa acontecendo no mundo. Até a vida de nossos amigos parecia estar passando por momentos estressantes. A gente precisava de algum nome que nos levantasse e 'graça' parecia definir o que buscávamos sob toda aquela pressão."
Geddy ressaltou ainda que, embora a frase grace under pressure não apareça no título ou na letra de nenhuma música do álbum, ao mesmo tempo é como se estivesse em todas elas.
"Aquilo ressona por muitas das músicas, sabe? Porque tem muita música que trata daquele tipo de pressão. Se você pegar 'Distant Early Warning', ela fala sobre a pressão de viver nesse mundo de hoje em dia. Toda essa coisa que enche nossa cabeça quando lemos os acontecimentos atuais, e vemos em nossos amigos e entes queridos o estresse que todo mundo está passando. 'The Body Electric' é grace under pressure de um outro jeito — estamos falando de androides com uma compaixão pelas máquinas que acham que conseguem sentir. A máquina sabe que seu tempo está acabando, então tem que lidar com aquilo com graça à sua própria maneira. É provável que tenha um pouco [do título] em cada música, se você prestar atenção."
Segundo a MTV News publicou em 2002, o título "Grace Under Pressure" partiu de Neil Peart, inspirado na citação de Ernest Hemingway que diz que coragem é graça sob pressão. Ele achou apropriado para o momento da banda e Geddy Lee e Alex Lifeson concordaram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps