Deep Purple lança vídeo animado da clássica "Smoke On The Water"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de março de 2024
A lendária e influente banda inglesa Deep Purple lançou no dia 1 de março o vídeo animado de seu maior clássico, "Smoke On The Water". O clipe, que foi dirigido por Dan Gibling e Luke McDonnell, pode ser assistido no player a seguir.
"Smoke On The Water" é faixa de "Machine Head", sexto disco do Deep Purple, que foi originalmente lançado em março de 1972 e será relançado em versão especial no dia 29 de março de 2024.
Leia a seguir o release da edição especial de "Machine Head", publicado no site da Rhino Records.
"O Deep Purple soltou um dos melhores riffs de guitarra desde a invenção do rock and roll com ‘Smoke On The Water’, uma música apelidada de ‘Quinta Sinfonia de Beethoven’ do hard rock. Desde sua estreia em 1972 no ‘Machine Head’, ‘Smoke On The Water’ e o álbum deixaram uma marca indelével na música, inspirando inúmeras bandas em todo o mundo.
Estamos honrando o enorme legado do álbum com uma versão abrangente que apresenta novas mixagens e gravações ao vivo inéditas.
O destaque da coleção são várias versões diferentes do álbum, incluindo novas mixagens em estéreo e Dolby Atmos de Dweezil Zappa. A mixagem quadrifônica de 1974 e uma nova versão remasterizada do álbum original também são apresentadas, acrescentando profundidade ao extraordinário conjunto.
A Super Deluxe Edition também contém duas apresentações ao vivo cativantes. A primeira, gravada em 9 de março de 1972, no Paris Theatre, em Londres, captura a incomparável presença de palco do grupo durante a ‘Machine Head Tour’. A segunda, até então inédita, foi gravada em abril de 1971 no Montreux Casino, na Suíça. A banda planejava gravar ‘Machine Head’ lá em dezembro, mas o local pegou fogo logo antes do início das sessões, um evento imortalizado em ‘Smoke On The Water’.
Depois disso, o guitarrista Ritchie Blackmore, o tecladista Jon Lord, o vocalista Ian Gillan, o baixista Roger Glover e o baterista Ian Paice foram transferidos para o Grand Hotel (vazio durante o inverno), que ficava nas proximidades, para gravar o álbum. Apesar do caos, a banda conseguiu criar seu álbum mais bem-sucedido de todos os tempos, chegando ao topo da parada de álbuns do Reino Unido e alcançando o Top 10 nos Estados Unidos, recebendo um certificado de platina dupla em 1986.
O show inédito em Montreux promete ser um destaque para os fãs. A gravação do público abrange músicas que a banda gravou antes de ‘Machine Head’, incluindo ‘Child In Time’, ‘Speed King’ e ‘Strange Kind Of Woman’.
As novas mixagens Dolby Atmos e 2024 oferecem perspectivas novas e imersivas desse álbum clássico e foram feitas por Zappa usando as fitas originais. Nas notas do encarte, Zappa diz: ‘É um daqueles discos em que eu penso: Como eles criaram isso? Tem influências clássicas no violão e no teclado, mas também tem blues e pequenos toques de funk. E você tem um cantor que tem uma voz incrível. Todas essas coisas se juntam de uma forma que não soa como música comercial, mas as pessoas ficaram realmente empolgadas com ela. É uma receita fascinante’."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps