O dia que jornalistas mostraram que são desatentos ao errar profissão de Iggy Pop
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de abril de 2024
Iggy Pop, considerado o "Padrinho do Punk", conta com uma carreira invejável e uma coleção de hits como "The Passenger", "Lust For Life", "Real Wild Child (Wild One)" e "Candy". Apesar de ser bastante famoso, certa vez os jornalistas brasileiros cometeram um erro ao se referir a ele como radialista.
Isso não é totalmente inverdade, já que Iggy Pop tem um programa de rádio na BBC da Inglaterra, mas o ofício principal dele é cantor/músico e isso não foi mencionado na ocasião. É o que conta o jornalista André Barcinski em entrevista no Pitadas do Sal.
"Uma vez, produzi um show de uma banda e coloquei no release uma frase do Iggy Pop sobre a banda. Eu escrevi: ‘Disse o Iggy pop em seu programa de rádio na BBC’. Ele tem um programa de rádio lá. Só que no Brasil, hoje, o jornalismo é na base do copia e cola. Ninguém mais lê um texto e faz sua interpretação.
Eles copiam o texto inteiro. Se eu botar ‘essa banda é uma merda’ na primeira linha, vai sair assim em todas as matérias. As pessoas não têm discernimento para ler o que estão publicando. O que aconteceu? Vários jornalistas em v´rias matérias publicaram: ‘Essa banda foi elogiada pelo radialista Iggy Pop!’ [risos] Não foi uma, mais da metade das matérias citaram o radialista Iggy Pop. É assim que essas fake news se perpetuam também".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps