O tênis gigantesco que fez baixo de Canisso soar mais alto no primeiro disco do Raimundos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de abril de 2024
A banda brasileira Raimundos fez muito sucesso com seu disco de estreia, que foi lançado há exatos 30 anos, no dia 2 de abril de 1994. "Raimundos" é composto por músicas rápidas e pesadas, que contavam com letras escrachadas e polêmicas. "Puteiro em João Pessoa", "Palhas do Coqueiro", "Selim" e "Nêga Jurema" são alguns dos destaques do álbum.
Raimundos - Mais Novidades
O baixo de "Raimundos" foi gravado pelo saudoso Canisso. E se não fosse por um tênis gigantesco que ele havia ganhado, talvez o som do seu instrumento no primeiro play dos Raimundos não seria tão audível. Em maio de 2020, Canisso concedeu entrevista ao jornalista Gastão Moreira e contou a história que envolve um tênis número 45 e o produtor do disco de estreia do Raimundos.
"Quando a gente estava terminando de gravar o disco, um amigo meu tinha me dado um tênis. Ele comprou errado e o tênis veio assim, 45, um número imenso. Eu usava com umas três meias e mesmo assim você ficava quase virando o tênis pra trás, sacou?", relembrou Canisso.
Para a sorte do baixista do Raimundos, o produtor do disco (Beto Machado) tinha um pé grande e se interessou pelo pisante de dimensões avantajadas.
"O cara [disse]: ‘Cara, me dá esse tênis que eu dou um tapa no som do seu baixo’. Aí eu falei: ‘Olha rapaz, sério mesmo?’. Ele falou: ‘Deixa comigo. Se você não ouvir o baixo em todas as músicas, se não tiver o baixo presente ali, você pode pegar de volta o tênis’. Eu falei: ‘Beleza, vamos nessa’. Aí eu dei o tênis pro cara e ele foi lá no baixo e fez o contrário do que fizeram com o Jason", complementou Canisso, se referindo a Jason Newsted, ex-baixista do Metallica, que gravou "...And Justice For All" (disco famoso pelo baixo inaudível).
A entrevista completa pode ser conferida no player a seguir.
Canisso foi o baixista da formação clássica do Raimundos. O músico faleceu em março de 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
Alice Cooper afirma que vício em crack quase o matou
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
A banda inglesa que abriu caminho nos EUA antes de Def Leppard e Iron Maiden
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
O disco ao vivo que mostrou ao mundo o que o Rush realmente era capaz de fazer
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
O álbum do Aerosmith que Joe Perry acha que em vários momentos nem parece Aerosmith
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
As 5 melhores músicas do Metallica que foram gravadas por Cliff Burton, segundo a Revolver
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Morre aos 57 anos Canisso, baixista do Raimundos
O cantor promessa do rock que Digão do Raimundos achou chato após três músicas
Digão contesta versão de Tico Santa Cruz sobre a retomada dos Raimundos
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
As músicas de 10 bandas brasileiras que mais foram tocadas no Spotify
Rodolfo: "O rock brasileiro entrou numa crise desde o começo dos anos 2000"


