O tênis gigantesco que fez baixo de Canisso soar mais alto no primeiro disco do Raimundos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de abril de 2024
A banda brasileira Raimundos fez muito sucesso com seu disco de estreia, que foi lançado há exatos 30 anos, no dia 2 de abril de 1994. "Raimundos" é composto por músicas rápidas e pesadas, que contavam com letras escrachadas e polêmicas. "Puteiro em João Pessoa", "Palhas do Coqueiro", "Selim" e "Nêga Jurema" são alguns dos destaques do álbum.
Raimundos - Mais Novidades
O baixo de "Raimundos" foi gravado pelo saudoso Canisso. E se não fosse por um tênis gigantesco que ele havia ganhado, talvez o som do seu instrumento no primeiro play dos Raimundos não seria tão audível. Em maio de 2020, Canisso concedeu entrevista ao jornalista Gastão Moreira e contou a história que envolve um tênis número 45 e o produtor do disco de estreia do Raimundos.
"Quando a gente estava terminando de gravar o disco, um amigo meu tinha me dado um tênis. Ele comprou errado e o tênis veio assim, 45, um número imenso. Eu usava com umas três meias e mesmo assim você ficava quase virando o tênis pra trás, sacou?", relembrou Canisso.
Para a sorte do baixista do Raimundos, o produtor do disco (Beto Machado) tinha um pé grande e se interessou pelo pisante de dimensões avantajadas.
"O cara [disse]: ‘Cara, me dá esse tênis que eu dou um tapa no som do seu baixo’. Aí eu falei: ‘Olha rapaz, sério mesmo?’. Ele falou: ‘Deixa comigo. Se você não ouvir o baixo em todas as músicas, se não tiver o baixo presente ali, você pode pegar de volta o tênis’. Eu falei: ‘Beleza, vamos nessa’. Aí eu dei o tênis pro cara e ele foi lá no baixo e fez o contrário do que fizeram com o Jason", complementou Canisso, se referindo a Jason Newsted, ex-baixista do Metallica, que gravou "...And Justice For All" (disco famoso pelo baixo inaudível).
A entrevista completa pode ser conferida no player a seguir.
Canisso foi o baixista da formação clássica do Raimundos. O músico faleceu em março de 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do metal que você nunca se deve usar para apresentar o estilo para alguém
A música de 1993 que atingiu a nota mais alta da história do rock
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
Tony Iommi agenda anúncio especial para a próxima quarta-feira
A música dos Stones dos 60s que Mick Jagger considera uma fórmula perfeita de sucesso pop
Andy LaRocque se pronuncia sobre saída do King Diamond
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
Baixista Peter Baltes sofre acidente no palco e quebra três costelas em show do Dirkschneider
O compositor dos anos 80 que Paulo Ricardo coloca acima de Cazuza e Renato Russo
Quando Jeff Beck percebeu que Jimi Hendrix estava com sérios problemas
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
A música do Kiss que fez (muito) mais sucesso na Europa do que nos EUA
A pior faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer

Morre aos 57 anos Canisso, baixista do Raimundos
5 clássicos do rock nacional que não seriam lançados hoje
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
Rodolfo revela atitude de Danilo Gentili que o surpreendeu positivamente na TV
Como era a divisão financeira de direitos autorais no Raimundos, segundo Digão
A explicação de Frejat sobre como Raimundos não se dobrava perante gravadora


