O tênis gigantesco que fez baixo de Canisso soar mais alto no primeiro disco do Raimundos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de abril de 2024
A banda brasileira Raimundos fez muito sucesso com seu disco de estreia, que foi lançado há exatos 30 anos, no dia 2 de abril de 1994. "Raimundos" é composto por músicas rápidas e pesadas, que contavam com letras escrachadas e polêmicas. "Puteiro em João Pessoa", "Palhas do Coqueiro", "Selim" e "Nêga Jurema" são alguns dos destaques do álbum.
Raimundos - Mais Novidades
O baixo de "Raimundos" foi gravado pelo saudoso Canisso. E se não fosse por um tênis gigantesco que ele havia ganhado, talvez o som do seu instrumento no primeiro play dos Raimundos não seria tão audível. Em maio de 2020, Canisso concedeu entrevista ao jornalista Gastão Moreira e contou a história que envolve um tênis número 45 e o produtor do disco de estreia do Raimundos.
"Quando a gente estava terminando de gravar o disco, um amigo meu tinha me dado um tênis. Ele comprou errado e o tênis veio assim, 45, um número imenso. Eu usava com umas três meias e mesmo assim você ficava quase virando o tênis pra trás, sacou?", relembrou Canisso.
Para a sorte do baixista do Raimundos, o produtor do disco (Beto Machado) tinha um pé grande e se interessou pelo pisante de dimensões avantajadas.
"O cara [disse]: ‘Cara, me dá esse tênis que eu dou um tapa no som do seu baixo’. Aí eu falei: ‘Olha rapaz, sério mesmo?’. Ele falou: ‘Deixa comigo. Se você não ouvir o baixo em todas as músicas, se não tiver o baixo presente ali, você pode pegar de volta o tênis’. Eu falei: ‘Beleza, vamos nessa’. Aí eu dei o tênis pro cara e ele foi lá no baixo e fez o contrário do que fizeram com o Jason", complementou Canisso, se referindo a Jason Newsted, ex-baixista do Metallica, que gravou "...And Justice For All" (disco famoso pelo baixo inaudível).
A entrevista completa pode ser conferida no player a seguir.
Canisso foi o baixista da formação clássica do Raimundos. O músico faleceu em março de 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Como Paulo Ricardo faz para evitar que suas músicas soem muito metal ou hard rock
O álbum que todo músico conhece mas quase ninguém ouviu, de acordo com Alice Cooper
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
Como o Metallica contribuiu para a criação de uma das maiores bandas de metal sinfônico
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
A pior banda que Mick Jagger já ouviu: "Horrível, lixo, estúpido, porcaria nauseante"
Dee Palmer, ex-tecladista do Jethro Tull, morre aos 88 anos
O político que iniciou a decadência do Rio de Janeiro, segundo Paulo Ricardo
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock

Morre aos 57 anos Canisso, baixista do Raimundos

7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
Rodolfo revela atitude de Danilo Gentili que o surpreendeu positivamente na TV
A tese dos limões que viram limonada aplicada ao bullying por Digão, do Raimundos


