Chuck Billy conta como se tornou o vocalista do Testament
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de maio de 2024
O experiente músico californiano Charles Billy, mais conhecido como Chuck Billy, é um verdadeiro ícone do Thrash Metal. Dono de uma voz única (e agressiva), Chuck é, desde 1987, vocalista do Testament, grupo influente que é muito respeitado no universo da música pesada.
Embora tenha gravado todos os discos de estúdio do Testament (14 no total, incluindo a coletânea de regravações "First Strike Still Deadly"), Chuck não é o vocalista original do quinteto. O primeiro ser humano que cantou no Testamento foi Steve "Zetro" Souza (integrante do Exodus), na época em que a banda se chamava Legacy.
"Foi Steve quem me recomendou para o cargo. Ele andava com meu irmão mais novo na época, então passava muito tempo em nossa casa. Meu irmão e eu tínhamos uma banda na época chamada Rampage, embora gostássemos mais de Punk do que de Metal. Tocávamos coisas do The Plasmatics e do Dead Kennedys, alheios ao fato de que realmente estava surgindo uma nova era na música pesada", relembrou Chuck, em uma entrevista concedida à Metal Hammer em 2007, que foi republicada em maio de 2024.
"De qualquer forma, um dia Steve me disse que estava deixando o Legacy para se juntar a outra banda e perguntou se eu queria substituí-lo. Eu estava disposto a isso, então ele me disse que queria fazer parte da banda. Eu estava disposto a isso, então ele me deu o número do Eric [Peterson, guitarrista] e eu liguei para ele."
Pois bem, Chuck ligou para Eric e começou a escrever a sua história no livro do Testament (e do Thrash Metal).
"Telefonei para o Eric e fui fazer um teste. A banda claramente gostou do que eu fiz e me chamou de volta para uma segunda audição. Depois, foi só deixar a gravadora deles me ouvir e obter a aprovação deles."
A gravadora citada por Chuck é a Megaforce Records, que foi fundada por Jon Zazula e revelou nomes como Metallica e Anthrax.
"Jonny queria ouvir o que eu podia fazer. Então, fomos a um estúdio local e gravamos uma demo com três faixas. Fizemos ‘Over The Wall’, ‘Burnt Offerings’ e ‘Raging Waters’, enviamos a fita para Jonny e eu estava dentro", contou o (literalmente) grande vocalista.
No final das contas, Chuck Billy se tornou o vocalista do Testament, posto que ocupa até hoje, quase 40 anos depois. Atualmente, ele e seus parceiros de trabalho estão gravando o próximo trabalho de estúdio da banda, que não tem previsão de lançamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps