O triste tema abordado pelo Iron Maiden na música "Afraid To Shoot Strangers"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de junho de 2024
Lançado em maio de 1992, "Fear Of The Dark" é o nono disco de estúdio do Iron Maiden e marca o fim da primeira passagem de Bruce Dickinson pela banda. Encabeçado pela sua faixa-título, que se tornou um dos maiores hits do grupo inglês liderado por Steve Harris, "Fear Of The Dark" é um álbum interessante, que apresenta outras músicas legais, como "Afraid To Shoot Strangers".
Escrita por Steve Harris, "Afraid To Shoot Strangers" é uma composição melódica, triste e relativamente longa, que tem quase 7 minutos de duração. O andamento da música em alguns momentos é cadenciado, em outros, acelerado.
Em 1992, o vocalista Bruce Dickinson concedeu entrevista à revista Hard Force e falou sobre as faixas de "Fear Of The Dark", na época, o lançamento mais recente do Iron Maiden. O frontman contou o que inspirou a criação da letra da música que é o tema desta nota.
"É sobre a Guerra do Golfo. É sobre um soldado que começa a atirar durante a Guerra do Golfo e não quer matar ninguém, mas sabe que seu dever o forçará a fazê-lo. Mas se ele não atirar, talvez outro atire nele. Portanto, ele não tem muita escolha. É um dilema cruel, mas não há outra maneira de sair desse dilema", relatou Bruce, que na mesma entrevista, fez comentários a respeito da Guerra do Golfo, travada entre o Iraque e a Coalizão Internacional, liderada por um famoso país norte-americano.
"Acho que o que os políticos realmente queriam era suprimir o potencial militar do Iraque, todas aquelas armas químicas e os planos de fazer uma bomba nuclear, a fim de tornar o país inofensivo. Acho que nenhuma guerra é boa. Realmente tenho muitos sentimentos contraditórios com relação a essa ofensiva no Golfo. Não sou capaz de decidir se ela foi justificada ou não. Devo admitir que também não sou um grande pacifista, algumas coisas precisam ser feitas. É preciso ser capaz de lutar pela causa certa e estou convencido de que o que Saddam Hussein [ditador que foi presidente do Iraque por mais de 20 anos] fez foi totalmente repreensível. O que não está tão claro são os motivos reais pelos quais os países participaram dessa guerra. De qualquer forma, já nos contaram muitas mentiras para termos uma ideia clara sobre isso."
"Afraid To Shoot Strangers" é uma das cinco músicas de "Fear Of The Dark" que o Iron Maiden já tocou ao vivo (as outras são a faixa-título, "Be Quick Or Be Dead", "From Here To Eternity" e "Wasting Love"). O clipe de "Afraid To Shoot Strangers", que pode ser visto a seguir, foi gravado durante o período em que Blaze Bayley (escolhido como substituto de Bruce Dickinson) foi integrante do grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps