A música do Iron Maiden que Nicko McBrain admite não conseguir mais tocar como antes
Por Bruce William
Postado em 21 de julho de 2024
No início de agosto de 2023, Nicko McBrain postou um comunicado nas redes sociais revelando que havia sofrido um AVC sete meses antes, em janeiro: "A razão pela qual estou escrevendo para todos vocês hoje é para informá-los sobre um problema de saúde muito sério pelo qual passei. Em janeiro tive um AVC, graças a Deus foi um menor conhecido como TIA [Ataque Isquêmico Transitório]. Isso me deixou paralisado do lado direito do ombro para baixo, claro que estava muito preocupado que minha carreira tivesse acabado, mas com o amor e apoio de minha esposa, Rebecca e família, meus médicos, especialmente Julie, minha OT (Terapeuta Ocupacional), e minha família Maiden consegui voltar para algo perto de 70% recuperado, contou na época.
E Nicko falou novamente sobre o acontecido, durante show de seu projeto paralelo Titanium Tart realizado em Pompano Beach, na Flórida, e desta vez com muito mais detalhes. A transcrição é do Blabbermouth.
"Tenho que ser franco com vocês, foi um período complicado para mim no ano passado, porque, como vocês provavelmente sabem... Se não sabem, AVC não é divertido. Algumas pessoas têm reações muito graves, como paralisia, não conseguem falar, não conseguem andar e fazer outras coisas. E eu não conseguia tocar, fiquei paralisado do lado direito. Felizmente, o Boca Raton Regional Hospital tem uma seção incrível de terapia ocupacional [OT], e há uma garota chamada Julie Blum que cuidou de mim, e em três meses ela me fez tocar novamente."
Nicko McBrain admite que o AVC tirou um pouco de sua habilidade na bateria
Nicko admite que, apesar de recuperado, ele perdeu um pouco da habilidade que tinha antes do AVC: "Não sou o velho Nicko, não sou o mesmo nem de longe, mas pelo menos ainda tenho uma parte de mim. E minha banda, abençoados sejam Steve Harris e o resto dos caras, que me disseram: 'Se você não consegue fazer algo em uma música, simplesmente não tocaremos essa música'"
Neste ponto, o baterista faz uma confissão: "Quando estávamos ensaiando no ano passado para a 'The Future Past Tour', 'Caught Somewhere In Time' abriria os shows. Há uma seção do meio, é toda feita na bateria na gravação, mas eu não consigo tocar. Como vocês provavelmente notaram, aqueles de vocês que são nerds e estão na plateia dizem: 'Ele não fez a parte do meio da bateria' Bem, é por isso, porque eu simplesmente não consigo fazer".
A técnica de Nicko na bateria no álbum é destaque até para seus colegas de banda, conforme disse Bruce Dickinson: "Ele tem um som absolutamente ótimo. Ele nunca tocou tão bem quanto nesse álbum. A bateria é realmente incrível. Ele ainda usa apenas um bumbo, mas pode fazer todo mundo acreditar que ele tem dois! É um baterista muito rápido".
Voltando a Nicko, ele prossegue: "Seja como for, Steve se virou pra mim e eu disse: 'Ok, eu tenho uma ideia. Se eu fizer o dobro do tempo no tambor', e toquei pra ele, que me disse. 'Não. Tem outra ideia?' Eu disse: 'Sim, vou tocar no prato'. 'Não', disse Steve. 'Isso é tudo que eu tenho a oferecer, amigo'. Daí ele pensou por cerca de meio minuto, ele estava de pé na frente do meu kit de bateria, e então ele pergunta: 'E se você pular e for direto pra outra parte?'".
A princípio Nicko não entendeu, mas depois ele agradeceu o amigo baixista e dono da banda: "Você é um gênio, Harris. E lá estava eu, o baterista, que supostamente deveria ter essas ideias, e vêm o Harris e diz: 'Toque direto, Nick'. Nem tinha passado pela minha cabeça. Ensaiamos a partir daí e agora assim, e tenho certeza que 90% de vocês não estão nem aí com a falta desse pedaço".
AVC de Nicko McBrain
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps