O "erro" que Kirk Hammett promete nunca mais cometer nos discos do Metallica
Por Bruce William
Postado em 24 de agosto de 2024
Uma das maiores críticas que Kirk Hammett recebeu ao longo de sua carreira envolve os solos de guitarra que ele fez para o álbum "72 Seasons", lançado pelo Metallica em 2023. E uma música em especial é alvo das reclamações: "Lux Æterna", que para muitos merecia um bom trabalho, não o "solo preguiçoso" feito por Kirk, que aparentemente não se deixou abalar pelos comentários e até deu uma zoada: "Sim, meus amigos que moram na rua de baixo provavelmente poderiam fazer um solo melhor, mas qual é o ponto? Para mim, o ideal é tocar para a música e tocar no momento certo."
Seja como for, mais recentemente Kirk se defendeu das acusações de que seus solos de guitarra são "desleixados", alegando que eles são feitos "de improviso" e que para ele, na verdade, não existem "solos ruins" hoje em dia. "Eu não acho que exista alguém realmente ruim. Hoje em dia, eu não acho que solos de guitarra ruins sequer existam mais, porque todos são muito melhores do que costumavam ser. Tipo, nos anos sessenta havia solos de guitarra ruins. Você os encontrava em músicas Pop, quando você ouvia e pensava: 'Urgh! Bela tentativa. Próximo!' Mas isso ficou no passado, e é algo muito bom."
Em seguida, Kirk diz que ele entende que os músicos que estão na estrada se apresentando muito dificilmente serão "ruins": "Minha atitude é que, se você está por aí, fazendo turnês, gravando álbuns, e está no estúdio, não há como você ser ruim. E eu não consigo parar de me surpreender com todas essas pessoas que dizem: 'Esse cara é ruim! Aquele cara é ruim!' Olha, eu tenho uma notícia para você - você não chega aonde chegou se você realmente for ruim, certo? Essas pessoas estão falando sobre 10% do que elas veem em todos esses músicos. É incrível."
Não vou fazer isso nos próximos álbuns do Metallica, diz Kirk Hammett
Há quem pensará que a decisão tomada por Kirk tem a ver com as críticas e que sim, ele errou completamente em tocar de forma tão largadam enquanto outros endossam a posição do guitarrista que ele já tem seu nome marcado na história do Rock e, portanto, não deve explicações para ninguém. Mas o fato é que, durante conversa com a Total Guitar, Kirk disse que vai trabalhar de forma diferente nos próximos álbums do Metallica. A transcrição é do Ultimate Guitar.
"Eu não queria solos perfeitos, porque muitos dos solos dos meus guitarristas favoritos eram meio improvisados, muitos deles, e eu amo isso", diz Kirk, que em seguida explica melhor sua linha de raciocínio: Mas não me entenda mal - eu amo precisão também. Dito isso, esta foi uma coisa única. Eu não acho que farei isso nos próximos álbuns, porque se eu fizer, tenho um medo real de me repetir. Então, essa não será minha abordagem para os solos no próximo álbum."
E algo que também chama a atenção é a maneira completamente segura que ele fala sobre o "próximo álbum" do Metallica, o que começa a colocar uma pulga atrás da orelha: será que a banda já está pensando nele de forma séria?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps