A inesquecível música do Armored Saint impulsionada por tragédia, demissão e incerteza
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de novembro de 2024
Fundado no início da década de 1980, o Armored Saint é um competente grupo americano de Heavy Metal, que conta com os talentos de John Bush, vocalista que fez parte do Anthrax e recusou o Metallica. Apesar de não figurar entre os nomes mais famosos de sua geração, a banda tem uma discografia interessante, cujo principal destaque fica por conta de "Symbol of Salvation".

Lançado em maio de 1991, "Symbol of Salvation" é um prato cheio para quem gosta de Heavy Metal puro e feito com a alma. O álbum abriu portas para o Armored Saint, de acordo com entrevista concedida por Bush à Metal Hammer.
"Acho que não atingimos nosso auge até ‘Symbol’, e isso abriu as portas para o que veio depois. De repente, tínhamos muito mais segurança sobre nossa identidade. Não éramos uma banda de thrash, não éramos uma banda de hair metal, éramos uma banda de hard rock e podíamos tocar ‘Mad House’, que beirava o thrash, e depois tínhamos uma balada melancólica como ‘Isolation’, então estávamos sempre em todos os lugares. Em retrospecto, gosto de tudo isso. Éramos experimentais, mas era porque não sabíamos o que estávamos fazendo, e essa é a verdade!"
Embora John tenha boas lembranças referentes à obra, "Symbol of Salvation" foi precedido por um momento turbulento da trajetória do Armored Saint. O frontman relembra: "Sabíamos que seríamos dispensados por nossa gravadora [Chrysalis] no início de 88. Íamos fazer outra turnê, mas a gravadora negou o apoio e disse que não pagaria pela tour. Então, pegamos uma van e fomos de Los Angeles a Syracuse, Nova York, atravessando o país em janeiro, e estava muito gelado."
De fato, o Armored Saint foi demitido. No entanto, essa não foi, nem de longe, a pior notícia que os rapazes poderiam ter recebido.
"Chegamos em casa e fomos oficialmente dispensados, portanto, não tínhamos uma gravadora. Esse foi o momento em que realmente começamos a dizer: 'Certo, esqueçam, vamos apenas escrever músicas e não vamos nos preocupar com nada. Vamos apenas compor!’. Não estávamos em uma gravadora, então por que procuraríamos um estilo específico, se não sabemos o que o futuro nos reserva? Então, começamos a compor e, logo depois disso, descobrimos que Dave estava com leucemia."
Dave Prichard, guitarrista do Armored Saint por 8 anos, descobriu que estava com leucemia ao fazer um exame de sangue. Infelizmente, ele faleceu em fevereiro de 1990, aos 26 anos de idade. O seu drama, somado ao que estava atingindo a banda, inspirou a criação de uma música.
"Isso era uma sentença de morte nos anos 80, era uma forma bastante grave de câncer (...). Então, a doença dele, o fato de a banda ter sido abandonada e o nosso futuro ser tão incerto foi o que nos impulsionou a apenas compor músicas e não nos preocuparmos se algo era totalmente fora do comum em comparação com o que o Armored Saint normalmente fazia. E foi daí que surgiram músicas como ‘Last Train Home’.
Naquela época, o que eu às vezes fazia era simplesmente balbuciar coisas para tentar obter uma melodia. Parecia que eu estava dizendo palavras, mas eu realmente não estava, eu estava apenas tentando transmitir a melodia. Por algum motivo, fosse ideia minha ou de outra pessoa, estávamos tocando aquela música, tentando escrevê-la e a letra simplesmente saiu. Eu cantei ‘Last train home…’ e repeti. Parecia um título legal e simplesmente aconteceu. Não quero ser muito espiritual sobre isso, mas parecia muito orgânico. Então a letra tomou forma."
Quarto trabalho de estúdio do Armored Saint, o disco que é tema desta nota foi gravado por John Bush (vocal), Phil Sandoval (guitarra), Jeff Duncan (guitarra), Joey Vera (baixo) e Gonzo Sandoval (bateria). Em 2021, foi lançado "Symbol of Salvation (Live)", que traz o álbum ao vivo na íntegra.
O Armored Saint é uma das atrações do Banger Open Air (antigo Summer Breeze Brasil), que será realizado em maio de 2025. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
O que diz a letra da clássica "Roots Bloody Roots", segundo Max Cavalera
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
Bangers Open Air anuncia shows do Dark Angel, Kissin' Dynamite, Armored Saint e Hibria
John Bush gosta de promover mudanças nos setlists do Armored Saint; "Isso é rock and roll, cara"
James e Lars, do Metallica, não precisam de outra pessoa na bolha, diz Joey Vera
John Bush diz que nunca ganhou dinheiro com a música a ponto de largar trabalho "comum"


