Para Mike Portnoy, a cena metal era quase "inexistente" no final dos anos 90
Por Mateus Ribeiro
Postado em 10 de novembro de 2024
Maior nome da história do Metal Progressivo, o Dream Theater fez dezenas de apresentações em solo brasileiro (37, para ser mais exato). O primeiro desses shows aconteceu no dia 11 de setembro de 1997, no Clube Atlético Aramaçan, localizado em Santo André (São Paulo).
Quando realizou seu primeiro concerto no Brasil, o Dream Theater estava prestes a lançar seu quinto disco de estúdio, "Falling Into Infinity". O álbum foi um dos assuntos da entrevista que o quinteto concedeu à MTV Brasil na época de sua estreia por estes lados do globo terrestre.
Dream Theater - Mais Novidades
John Myung, um dos integrantes originais do Dream Theater, fez comentários sobre a sonoridade apresentada em "Falling Into Infinity". O baixista disse: "Acho que o novo álbum é bastante orientado pelo groove. É o disco que mais seguiu nesta direção. É novo e completamente diferente do que qualquer coisa que já fizemos. Acho que faz parte da nossa evolução até agora, depois de tocar dez anos juntos."
Mike Portnoy também falou a respeito do direcionamento musical de "Falling Into Infinity". O músico citou que uma das faixas do álbum apresenta elementos de estilos que fizeram relativo sucesso na década de 1990.

"Não é Techno, nem Industrial. Tem esses elementos, assim como tantos outros elementos. A faixa ‘New Millenium’ tem uma parte meio Industrial."
Na mesma entrevista, Mike Portnoy discorreu sobre o cenário do Metal da época. O baterista aparentemente não estava muito esperançoso.
"A cena Metal está quase inexistente. as bandas de Metal na ativa, como Pantera, estão voltando ao underground. Mesmo as bandas maiores, tipo Metallica, Megadeth ou outras assim estão soando diferente. Estão mais para o Alternativo do que para o Metal."
Adiante, Portnoy apontou um problema da cena musical americana. Ele também deu a solução.
"O problema nos EUA é que os estilos e as tendências estão sempre mudando. Todo dia, todo mês. No minuto que você tenta aderir a uma dessas tendências e tenta vestir a camisa, soar parecido, quando a tendência mudar, você está queimado. a única maneira de sobreviver por mais tempo é esquecer o que acontece na moda musical e fazer o que gosta."
A entrevista que serviu como base para esta nota pode ser assistida via Youtube. Clique no player abaixo e confira.
O Dream Theater está fazendo os shows da tour que celebra seus 40 anos de existência. A turnê passará pelo Brasil em dezembro deste ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Scott Ian relembra show do Anthrax no Rock in Rio 2019
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
A música que a MTV "pegou emprestada" do Megadeth
A primeira banda a destronar os Beatles e ameaçar a Beatlemania ainda nos anos 60
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Pitty começa uma nova fase pela "Sobremesa" - e não parece estar a fim de pegar leve

Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Mike Portnoy relembra álbum do Dream Theater que traz Torres Gêmeas em chamas na capa
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
Os 10 melhores discos do metal progressivo, em uma lista sem Dream Theater!
Semelhança: vocalistas de rock com vozes quase iguais


