O ditado holandês que influenciou Eddie Van Halen: "Nosso pai Jan Van Halen dizia isso"
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de novembro de 2024
Em uma entrevista recente publicada pelo Ultimate Guitar para promover seu livro "Brothers", Alex Van Halen compartilhou como um antigo ditado holandês, transmitido pelo pai Jan Van Halen, ajudou a moldar a mentalidade dele e do irmão, o lendário guitarrista Eddie Van Halen. Segundo Alex, o ditado dizia que "é preciso fazer algo com o que se tem", uma filosofia que os irmãos adotaram desde jovens.
"Meu pai costumava dizer uma expressão [em holandês] que significa que você tem que fazer algo com o que tem", explicou Alex. "Não importa o que venha até você, faça algo com isso, e você aprende a fazer muito com pouco. E foi assim que começamos."
Essa mentalidade, segundo Alex, influenciou diretamente a abordagem de Eddie para modificar suas próprias guitarras e criar o famoso modelo Frankenstein. "E acho que isso se refletiu no Ed fazendo suas próprias guitarras e instrumentos, mesmo que ele talvez não reconhecesse de onde vinha esse padrão. Ele não precisava fazer isso, mas tínhamos essa mentalidade profundamente enraizada. Nunca tivemos nada novo."
Alex também recordou o momento em que percebeu que seu irmão tinha um talento especial para a guitarra, após assistirem juntos ao filme Woodstock. Impressionado pela habilidade de Eddie em reproduzir nota por nota a música "I’m Going Home", de Alvin Lee, ele decidiu que o instrumento ficaria melhor nas mãos do irmão. "Minha mandíbula caiu e eu pensei: ‘Pelo amor de Deus, leve minha guitarra, por favor!’"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps