Steve Harris esclarece origem de clássico dos anos 90: "Não é sobre a Guerra do Golfo"
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de novembro de 2024
Em uma declaração resgatada pelo livro "Fear of the Dark – Um Clássico do Iron Maiden", escrito por Stjepan Juras e publicado pela Estética Torta, o baixista e principal compositor do Iron Maiden, Steve Harris, esclareceu a verdadeira inspiração por trás de "Afraid to Shoot Strangers".
A faixa, uma das mais marcantes do álbum "Fear of the Dark" (1992), muitas vezes foi interpretada como um comentário direto sobre a Guerra do Golfo, conflito que dominou os noticiários no início dos anos 90. Contudo, Harris fez questão de negar essa associação.
"Não foi escrita sobre a Guerra do Golfo", afirmou Harris. Segundo ele, a canção trata de um tema mais amplo e introspectivo, focando no estado mental de uma pessoa prestes a ir para a guerra. "É sobre o que se passa na cabeça de uma pessoa antes de ir para a guerra. Tentei me colocar nessa posição, apesar de não saber como eu me sentiria quando chegasse a hora", explicou o músico.
Harris também ressaltou o impacto emocional da canção, que ganhou status de favorita entre os fãs. Ele reconhece que, apesar de não querer soar arrogante, "Afraid to Shoot Strangers" tem potencial para ser uma das grandes composições da banda: "Esta música vai ser, não quero dizer um clássico porque vai soar arrogante, mas pode se tornar uma das nossas grandes músicas."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps