Andre Matos Nosso eterno Maestro do Rock
Por Moacyr Rother Neto
Postado em 22 de dezembro de 2024
Sem dúvida alguma quem faz parte do cenário do metal (ou não) já ouviu falar sobre "Andre Matos", que em consequência de seu senso criativo e sua trajetória musical se tornou uma lenda, venerado, respeitado e modelo a ser seguido por muitos.
Quando Andre tinha apenas 13 anos de idade sua mãe o levou no Rock in Rio (primeira edição), exatamente na noite que se apresentavam Queen e Iron Maiden. Isso transformou sua vida, foi naquele momento que Andre decidiu que queria ser um astro do metal, a partir daí trabalhou duro se tornando o maior nome no cenário do Heavy Metal nacional e mundial.
Ídolo de Andre Matos, Bruce Dickinson, vocalista do "Iron Maiden", falou sobre os cantores que mais admira numa entrevista concedida ao site Songfacts.com em 2024, lamentando a grande perda de Chris Cornell e Andre Matos: "Chris Cornell foi uma das melhores vozes que já ouvi de qualquer geração. Infelizmente, ele se foi. O cara do Angra [Andre Matos] também se foi. Então todos esses caras se foram, eles tinham a capacidade de realmente mover as pessoas. Eles podiam gritar e gritar como os melhores, mas também tinham a capacidade de mover as pessoas com suas vozes".
Vale lembrar que Andre Matos nosso Maestro do Rock quase foi escolhido como vocalista do "Iron Maiden" em 1994. Naquele momento a banda procurava um substituto para Bruce Dickinson que acabava de sair da Donzela de Ferro seguindo assim carreira solo. Andre nesta época estava no início de jornada com o Angra.
O reconhecimento do Nosso Maestro do Rock, Andre Matos alcançou o Mundo com toda certeza, não é a toa que a Prefeitura de São Paulo institui dia 08 de junho Dia Municipal do Metal, data de partida de Nosso Maestro do Rock. O Rio de Janeiro seguindo o mesmo ideal instituiu esta data como o Dia Estadual do Heavy Metal em Lei nº 10.120, de 02 de outubro de 2023: "Art. 1º Fica instituído o Dia Estadual do Heavy Metal, a ser comemorado no dia 08 de junho em todo o Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de divulgar e homenagear o referido ritmo musical e suas vertentes em memória do Músico e Maestro André Coelho Matos, um dos principais precursores deste segmento musical no país". Outros estados seguem em busca do mesmo reconhecimento, caso do Paraná e Goiás.
Muito Obrigado Andre Matos por seu Legado, e Viva o Rock!!!
FONTES: Songfacts.com, Prefeitura Municipal da cidade de São Paulo e Legislação do estado de Rio de Janeiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps