Diretor de "Spinal Tap II" revela detalhes do roteiro
Por João Renato Alves
Postado em 21 de dezembro de 2024
A esperada continuação de "This Is Spinal Tap" (1984) começou a ganhar forma. O filme deve ser lançado em 2025, após uma série de especulações e atrasos. O diretor Rob Reiner, que já havia trabalhado no original, revelou alguns detalhes do roteiro ao Empire (via Ultimate Classic Rock).
De acordo com o cineasta, a história começará investigando o que David St. Hubbins (vocal e guitarra), Nigel Tufnel (guitarra) e Derek Smalls (baixo) estão fazendo desde que a banda se separou. Ele explicou:
"Nigel tem administrado uma loja de queijos e guitarras em Berwick-upon-Tweed. Também tem se apresentado com uma banda folk local na vila. Os outros músicos tocam flauta e bandolim, enquanto ele toca guitarra elétrica. Mostramos um pequeno clipe disso.
David St. Hubbins mora em Morro Bay, na Califórnia. Escreve músicas para podcasts, particularmente este sobre crimes reais chamado 'The Trouble With Murder'. Ele também escreve a música que você ouve quando está na espera no telefone.
Já Derek está morando em Londres e agora é o curador do Novo Museu da Cola. Ele fez a curadoria de cola de todos os países do mundo — toda a história da cola — e me mostra o lugar. Também tem se apresentado com uma orquestra filarmônica e escreveu esse tipo de sinfonia sobre o fato de que o diabo usa um aplique de cabelo ruim. Chama-se ‘Hell Toupée’."
Reiner também disse que a ideia para a história veio da morte de Tony Hendra, que interpretou o empresário da banda Ian Faith no primeiro filme. "Nós usamos essa ideia de que Ian Faith havia deixado para sua filha, Hope, um contrato que exigia mais uma apresentação. Ela pensa inicialmente, ‘Bem, isso não vale nada...’ Mas então uma grande estrela da música, enquanto brincava em uma passagem de som, é filmada em um iPhone cantando uma música do Tap, e isso se torna uma febre nas redes sociais. De repente, o contrato vale alguma coisa."
O diretor também falou sobre as participações de Paul McCartney e Elton John, anunciadas anteriormente. "Tivemos uma boa ideia para Paul e ele ficou animado em fazê-la. Também tivemos uma ótima ideia para Elton. Os dois estão muito bem no filme, confortáveis,apenas falando de improviso."
A trilha sonora também foi discutida. "Terá alguns sons de Elton John e um de Paul McCartney – músicas que eles cantam no filme, que não são do tipo Spinal Tap, são aquelas que as pessoas conhecem. Mas o resto delas são novas."
Lançado em 2 de março de 1984, "This Is Spinal Tap" se valia do formato documentário para contar a desastrada história de uma banda inglesa de heavy metal tentando reconquistar o sucesso de outrora. O roteiro satiriza o comportamento e situações vividas por músicos da época. Desde 2002, faz parte do acervo da Livraria do Congresso Norte-Americano, em reconhecimento ao seu valor histórico e cultural.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps