Gene Simmons sobre tocar com a guitarra de Eddie Van Halen: "Só ele mesmo conseguia tocar!"
Por André Garcia
Postado em 13 de dezembro de 2024
Guitarristas como Steve Vai, Brian May e Nuno Bettencourt todos alguma vez já tocaram com a guitarra e a parafernália de Eddie Van Halen — e todos eles se surpreenderam ao constararem que não soavam nada como Eddie, que soavam apenas como eles mesmos. A partir dali, todos eles passaram a dizer que o som de um guitarrista estão não no instrumento, nos amplificadores ou nos pedais, mas nas ponta dos dedos de quem toca.
O baixista do Kiss, Gene Simmons, que descobriu o Van Halen quando eles ainda eram apenas uma banda local em Los Angeles, em recente entrevista para o The Zak Kuhn Show contou uma história interessante sobre como era tocar com a guitarra Frankenstrat — o instrumento oficial de Eddie em seus primeiros anos de carreira.
"Eles iam tocar no Nassau Coliseum em Nova Iorque pela primeira vez. Eu estava nos camarins e Eddie estava com a guitarra no pescoço, mas eles só iam começar a tocar depois de 15 minutos. Então eu disse: 'Eddie, deixa eu dar uma olhada nessa guitarra'. Porque ele que tinha montado ela, botou o braço que ele gostava em outro corpo: era como se tivesse montado um Frankenstein!"
"Aí eu peguei a guitarra, tentei tocar um acorde e ela estava completamente desafinada. Não estou exagerando! Eu disse 'Aí, é melhor você afinar ela antes de ir para o palco, hein'; e ele respondeu 'Ah, não, não, cara… de boa'."
"Aí ele pegou a guitarra de volta, fez um acorde e entortou o braço dela até ficar afinada. O braço tinha um certo movimento, e qualquer um que tocasse aquele instrumento soava horrível. Já quando Eddie tocava, soava perfeitamente afinado!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps