O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião de James LaBrie
Por Mateus Ribeiro
Postado em 13 de dezembro de 2024
Na ativa desde a longínqua década de 1980, o Dream Theater é o nome mais emblemático da história do Metal Progressivo. Até o momento, o grupo lançou quinze discos de estúdio, dos quais quatorze foram gravados pelo vocalista James LaBrie.
Escolhido como substituto de Charlie Dominici, LaBrie se juntou ao Dream Theater em 1991. Desde então, registrou todos os discos do grupo fundado por Mike Portnoy (bateria), John Petrucci (guitarra) e John Myung (baixo).
Dream Theater - Mais Novidades
Em 2023, James concedeu entrevista ao Classic Rock History e foi convidado a eleger o álbum definitivo do Dream Theater. O cantor e compositor canadense escolheu um dos grandes clássicos do virtuoso quinteto.
"É difícil dizer... mas acho que teria que escolher ‘Metropolis Part 2: Scenes from a Memory’. Acho que é uma verdadeira representação de quem somos. Porque, sim, somos uma banda progressiva, mas temos um diferencial muito real em nossa música. É claro que somos chamados de ‘metal progressivo’, e as músicas desse álbum são muito pesadas. Mas também há um pouco de beleza. Portanto, eu diria que, se tivesse que apresentar o Dream Theater a alguém, ‘Scenes from a Memory’ seria o álbum que eu recomendaria a essa pessoa."
Lançado em outubro de 1999, "Metropolis, Pt. 2: Scenes from a Memory" é o quinto disco de estúdio do Dream Theater. Conceitual, o álbum apresenta músicas que se tornaram clássicos da banda, como "Strange Déjà Vu", "Home" e "The Spirit Carries On".
Voltando a falar sobre a entrevista concedida por LaBrie, em outro ponto da conversa, o frontman citou outros trabalhos do Dream Theater que indicaria para "fãs iniciantes". E ele caprichou nas escolhas.
"Eu provavelmente diria a eles para ouvirem ‘Images and Words’, porque esse álbum nos colocou no mapa internacionalmente. E depois, talvez, ouvir ‘Six Degrees of Inner Turbulence’, porque, como já discutimos, é outro álbum excelente para ouvir do começo ao fim. A partir daí, eu diria a eles para ouvirem ‘A Dramatic Turn of Events’, porque você verá onde estávamos adiante. Sim... Acho que essa é a maneira que eu usaria para fazer com que alguém se sinta à vontade e tenha uma visão geral de quem é o Dream Theater e do que se trata musicalmente."
O Dream Theater está fazendo os shows da tour que celebra suas quatro décadas. A turnê passará pelo Brasil, e algumas músicas de "Metropolis Pt. 2: Scenes from a Memory" fazem parte do setlist.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps