A música do Iron Maiden que tem influências de Jethro Tull e Ian Anderson
Por Mateus Ribeiro
Postado em 11 de dezembro de 2024
O músico inglês Ian Anderson é um dos grandes ícones da história do Rock Progressivo. Vocalista e líder do Jethro Tull, ele possui muitos admiradores, dentre os quais está um nome familiar para os amantes do Heavy Metal. Trata-se de Steve Harris, baixista, e fundador Iron Maiden.
Iron Maiden - Mais Novidades
Harris falou a respeito de sua admiração por Ian Anderson durante entrevista concedida à Classic Rock em 2011. O baixista elogiou o colega de profissão.
"Acho que Ian Anderson, do Jethro Tull, é um dos escritores mais talentosos que já existiu. Ele é um músico fantástico e suas letras podem ser desde humorísticas até instigantes. O que posso dizer? Não sou digno!"
Na mesma entrevista, Harris contou que o Jethro Tull influenciou o trabalho do Maiden. O chefão também "revelou" qual das músicas de sua banda mais foi influenciada pelo grupo liderado por Anderson.
"Acho que você pode ouvir a influência de Ian e Tull em todo o material do Maiden. Se as pessoas de repente descobrem o Jethro Tull, elas descobrem o Maiden também, até certo ponto. ‘Blood Brothers’ é provavelmente a música do Maiden que tem a maior influência do Tull. Não é uma cópia. Não é como se sentássemos e pensássemos ‘certo, vou pegar essa ou aquela parte’. É apenas uma influência muito forte. Tenho orgulho de admitir isso."
"Blood Brothers" é a faixa número quatro de "Brave New World", décimo segundo álbum de estúdio do Iron Maiden. Lançado em maio de 2000, o disco marcou o retorno do vocalista Bruce Dickinson e do guitarrista Adrian Smith.
De acordo com nota publicada no site Songfacts, "Blood Brothers" foi inspirada na morte do pai de Harris. "Apenas por um segundo, vejo um vislumbre de meu pai", diz um dos trechos iniciais da música, que pode ser vista no player a seguir.
O Iron Maiden encerrou no último dia 7 de dezembro a "The Future Past Tour". A turnê seguinte, que celebra os 50 anos do sexteto, começará em maio de 2025.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
A música do Led Zeppelin que Robert Plant considera perfeita
Baixista do Nazareth opina sobre versão do Guns N' Roses para "Hair of the Dog"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Novo vocalista foi "presente dos deuses", diz baixista do Nazareth
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
Iron Maiden anuncia turnê mundial que comemora os seus 50 anos de existência
Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
Rolling Stone publica lista com os 100 melhores solos de guitarra de todos os tempos
Bruce explica afastamento do Iron Maiden de documentário: "Não queríamos controle editorial"
5 bandas de heavy metal que estão na ativa e lançaram mais de 10 discos de estúdio
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
K.K. Downing já afirmou que o Iron Maiden era um clone do Judas Priest
Bruce Dickinson: quinze álbuns fodões que todo mundo tem que ouvir
Bruce Dickinson revela por que saiu do Iron Maiden em 1993


