Mike Portnoy ressalta amadurecimento dos músicos em reunião do Dream Theater
Por João Renato Alves
Postado em 29 de janeiro de 2025
Durante entrevista ao podcast australiano Everblack, Mike Portnoy refletiu sobre as primeiras impressões após um ano e dois meses desde que regressou ao Dream Theater. Disse o baterista, conforme transcrição do Blabbermouth:
"Acho que estamos muito mais velhos e sábios neste momento da vida. Quando deixei a banda em 2010, estava com quarenta e poucos anos. Agora estou aqui no final dos cinquenta. Todos os nossos filhos cresceram, foram embora e deixaram as nossas casas. Temos todas essas experiências pelas quais passamos na última década e meia separados. Fiz dezenas e dezenas de álbuns com dezenas de bandas diferentes, enquanto esses caras tiveram todas as experiências que tiveram juntos sem mim. Hoje, voltando a nos unir, acho que somos pessoas muito mais fortes. Estamos mais maduros, mais velhos, mais sábios e mais calmos. Acho que somos pessoas melhores neste momento."
Dream Theater - Mais Novidades

O instrumentista reconheceu que a retomada de relações afetou o processo de composição e gravação do décimo sexto álbum de estúdio da banda, "Parasomnia". O trabalho sai dia 7 de fevereiro. "Você definitivamente pode sentir a energia. Acho que é semelhante ao que tivemos com 'Images And Words' e 'Scenes From A Memory'. Em ambos os casos, estávamos fazendo discos com uma nova formação — 'Images And Words' foi o primeiro álbum com James cantando, enquanto 'Scenes From A Memory' foi o primeiro com Jordan nos teclados. Havia um espírito na química em ambos os casos. É uma energia muito semelhante ao espírito do novo, ele é realmente energizado pela mudança de formação. Isso realmente nos inspirou a estar à altura da ocasião."
Em relação a como foi fazer uma turnê com a banda novamente, Mike não deixou de mencionar a América do Sul. "Fizemos uma perna europeia e uma sul-americana completa até agora. Em cada show as emoções têm sido simplesmente incríveis. Há uma grande celebração da reunião dessa formação. Muitas pessoas na plateia não nos viam juntos há muito tempo. Há até quem nem era nascido quando tocamos juntos pela última vez, além dos que que nunca viram essa formação. Só por esse motivo, já há muitas emoções no ar.
Mas além disso, também há a celebração de 40 anos, essa incrível discografia de músicas e músicas para trabalhar e escolher ao montar o setlist. Procurei montar um setlist que realmente celebra todo o espectro da carreira do Dream Theater. Há uma amostra representativa de fãs favoritos, além de raridades. Vejo que é um show que os fãs realmente têm amado."
Após o lançamento de "Parasomnia", o Dream Theater retoma a turnê que celebra 40 anos acrescentando material do novo trabalho. O grupo já possui datas agendadas para a América do Norte, além da temporada de shows dos festivais europeus.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ripper Owens: "Há uma razão pro Iron Maiden tocar pra 20 mil e o Judas pra 5 mil"
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Rhapsody se despedirá com formação clássica ao lado do Epica na América do Sul
Por que Iron Maiden nunca será grande como Metallica, segundo Bruce Dickinson
Steve Harris conta o que Brian May disse sobre o show do Iron Maiden no Rock in Rio I
Rush é parado na fronteira dos Estados Unidos com o México e precisa adiar show
Dave Lombardo comenta lenda dos 33 minutos de "Reign in Blood"
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
Classic Rock ranqueia discografia do Bon Jovi do pior ao melhor álbum
O show em que o Iron Maiden tocou Van Halen, de acordo com Adrian Smith
O clássico do Angra de Andre Matos que parece com faixa do "MI'RAJ", segundo Edu Falaschi
O guitarrista que Keith Richards não queria que entrasse nos Stones, apesar de tocar muito
Dave Lombardo conta que "névoa mental" o fez usar anotações nos shows
Deep Purple lança "Guilt Trippin'", faixa de seu próximo disco de estúdio


A curiosa reação de Jordan Rudess ao conhecer o vocalista original do Dream Theater
A opinião de Mike Portnoy sobre o primeiro show da nova baterista do Rush
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor faixa de "Images and Words", do Dream Theater, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Por que "Scenes from a Memory" é o melhor disco do Dream Theater, segundo o Loudwire
Filho de Mike Portnoy recria linhas de bateria para música do Led Zeppelin
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992
O maior álbum de rock progressivo de todos os tempos, segundo Mike Portnoy


