O clássico imortal dos Beatles que foi regravado por Agnaldo Timóteo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de janeiro de 2025
Um dos maiores fenômenos de popularidade da indústria fonográfica, a banda Beatles teve uma carreira relativamente curta, porém, avassaladora. Ao longo de seus 10 anos de atividade, o quarteto arrastou multidões ensandecidas e escreveu dezenas de canções que se tornaram clássicos atemporais.
Dentre as composições dos Beatles que viraram hits imortais, uma das mais belas é "Yesterday", faixa de "Help!", quinto disco do grupo britânico, lançado em 1965. A música foi escrita, tocada e cantada por Paul McCartney. Em um trecho do livro "The Beatles Anthology", ele fala sobre a composição da obra (via Beatles Bible).


"Eu morava em um pequeno apartamento na parte superior de uma casa e tinha um piano ao lado da minha cama. Certa manhã, acordei com uma melodia na cabeça e pensei: ‘Ei, eu não conheço essa melodia - ou conheço?’. Era como uma melodia de Jazz. Meu pai conhecia muitas músicas antigas de Jazz; pensei que talvez tivesse me lembrado dela no passado. Fui para o piano e descobri os acordes da música, me certifiquei de que me lembrava dela e, em seguida, a distribuí para todos os meus amigos, perguntando o que era: ‘Você conhece essa música? É uma boa melodia, mas eu não poderia tê-la escrito porque sonhei com ela’."

"Yesterday" tem mais de 3 mil versões registradas, de acordo com o Guinness Book Of World Records (via Songfacts). Uma dessas versões foi gravada pelo cantor e compositor brasileiro Agnaldo Timóteo.
Batizada com o nome "Ontem", a "Yesterday brasileira" é faixa de "O Astro do Sucesso" quarto disco de Agnaldo, lançado em 1966. Para conferir a releitura, acesse o player abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps