Como os discos dos Beatles influenciaram a lendária dupla gaúcha Kleiton & Kledir
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de janeiro de 2025
Os Beatles, considerados os pioneiros da música pop moderna, deixaram marcas profundas em diversas gerações de músicos ao redor do mundo. Entre os influenciados, está a dupla gaúcha Kleiton & Kledir, que revelou, em entrevista ao podcast Corredor 5, como os garotos de Liverpool moldaram sua trajetória musical desde a infância.
Beatles - Mais Novidades
Kledir Ramil relembrou o impacto imediato que o quarteto britânico causou. "Eu tinha 10 anos quando saiu o primeiro disco dos Beatles. Nós éramos garotos e fomos acompanhando cada lançamento. Era uma ansiedade tremenda quando saía um disco novo", contou. A admiração era tamanha que ele chegou a escrever cartas para o irmão, comentando sobre os álbuns. "Tenho até hoje uma carta que escrevi pro Kleiton dizendo: ‘Saiu o disco novo dos Beatles’, e compartilhando minhas impressões. Isso foi parte da nossa formação."
Os Beatles não foram os únicos a influenciar os irmãos. Para Kledir, o legado dos músicos brasileiros da geração anterior, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento, também foi crucial. "Tivemos a oportunidade de viver e conviver com essa turma. Eles moldaram a música brasileira, assim como os Beatles fizeram na música internacional", explicou.
Já Kleiton destacou como sua formação musical foi marcada por uma mistura de influências. "A gente vivia a ‘geração Beatles’. Esperava os discos chegarem e, ao mesmo tempo, escutava folclore do Sul e música erudita", afirmou. "Com 9 anos, eu já tocava violino e estudava música instrumental. Minha formação foi muito voltada para a melodia e a parte instrumental."
Ele também citou outros nomes que moldaram o gosto da dupla. "Depois dos Beatles, vieram Crosby, Stills, Nash & Young, Paul Simon, Cat Stevens... Tudo isso contribuiu para a nossa formação musical."
Confira a entrevista completa abaixo.
Quem é a dupla Kleiton & Kledir?
A trajetória de Kleiton & Kledir reflete essa mescla de influências. Formados na década de 1970 na banda Almôndegas, os irmãos logo se destacaram ao unir referências internacionais com elementos regionais. A fusão resultou em uma sonoridade única, que eternizou expressões e o sotaque gaúcho na música brasileira. Seus principais hits são "Deu Pra Ti", "Nem Pensar", "Maria Fumaça" e "Vento Negro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A saga de Christopher Lee no Heavy Metal
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant acha difícil cantar até hoje
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A música dos Beatles que Paul McCartney considerava tão esquecível que mal lembrava dela
O lendário baterista com quem Keith Richards odiou tocar: "Não tocava p*rra nenhuma!"
A banda de rock que não saía dos ouvidos do escritor Gabriel García Márquez
A canção de Neil Young que deixa Roger Waters praticamente sem palavras
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
A grande banda que Liam Gallagher preferiria "comer minha própria m*rda" a ir a um show deles
A banda que Angus Young chamou de "Led Zeppelin de pobre"
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Children of Bodom é anunciado como atração do Summer Breeze 2027
O mega-clássico do Led Zeppelin que Robert Plant passou a considerar menos relevante
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"


Os Beatles que mais "sofreram" no começo de suas carreiras solo, segundo o produtor George Martin
O ex-Beatle que podia ligar pra John Lennon que seria atendido na mesma hora
Paul McCartney responde quais são seus álbuns favoritos dos Beatles: "Pergunta difícil…"
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
As cinco músicas eternas que completaram 60 anos, segundo Regis Tadeu
A banda dos anos 60 que Ritchie Blackmore colocava acima dos Beatles e de Jimi Hendrix
Mick Jagger se irritava com obsessão de Keith Richards pelos Beatles
George Harrison assistiu show do Deep Purple e achou "muito engraçado"


