Legião Urbana: quem foi Mariane na vida de Renato Russo?
Por Helton Grunge
Postado em 22 de fevereiro de 2025
Renato Russo, grande letrista e líder da Legião Urbana, sempre escreveu em suas músicas, muito sobre o que viveu. Entre histórias reais e ficções, Renato sempre colocava um pouco de si e de pessoas ao seu redor em seu trabalho.
Uma dessas pessoas foi sua musa, Mariane. Antes de se assumir ou até se entender como bissexual, o músico era apaixonado por uma prima distante chamada Mariane. Além de uma música com seu nome, ela também foi musa inspiradora de letras como Ainda é Cedo e até Faroeste Caboclo, quando Renato criou uma história de um triângulo amoroso baseada numa situação real: Flávio, baixista do Capital Inicial e amigo de Renato, acabou tendo um caso com Mariane, o que deixou o líder da Legião triste e indignado.

A musa ainda era irmã de Dado, mas não o Villa-Lobos, guitarrista da Legião: Dado também era o apelido de um primo distante de Renato; primo que foi até "homenageado" em uma música chamada Dado Viciado, faixa que foi lançada apenas no álbum póstumo da Legião, Uma Outra Estação (1997). Aliás, a música não fora lançada antes justamente porque acreditavam que o Dado citado na letra poderia ser confundido com o guitarrista da banda, que não tinha nada a ver com a história.
O canal Pitadas do Sal falou um pouco mais sobre Mariane e sua influência na vida e na obra de Renato Russo. Quer saber um pouco mais? Não deixe de clicar abaixo!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
Keith Richards não acredita que os Rolling Stones farão uma nova turnê
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
"Sirius", a música do Alan Parsons Project que toca nos jogos da Copa do Mundo
Kiss anuncia relançamento em vinil de seu MTV Unplugged
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Cavalera Conspiracy cancela apresentação no Hellfest após acidente com ônibus da turnê
Nita Strauss cresceu acreditando que era descendente de Johann Strauss
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Bruce Dickinson libera making of de videoclipe gravado no Brasil
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo


A semelhança da relação de Ozzy e Renato Russo com a Bíblia, segundo Mauro Henrique
Por que é errado achar que Renato Russo era supergenial, segundo Dado Villa-Lobos
Paulo Ricardo explica por que não há registro em vídeo de seu dueto com Renato Russo
A opinião de Paulo Ricardo sobre Cazuza e por que ele era diferente de Renato Russo
A única música brasileira que Renato Russo incluiu na lista de maiores lançamentos de 1988


