O álbum que Mattel mandou trocar arte original que trazia Barbie e Ken em cenas quentes
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de fevereiro de 2025
O álbum "Toda Forma de Amor" é um dos grandes sucessos de Lulu Santos e a história por trás da capa original é um capítulo à parte. Em entrevista ao canal Pitadas do Sal, o capista Ricardo Leite explicou os detalhes da criação. No começo, o disco teria outro nome.


"Essa história é mais picante. Eu tinha feito uma capa do Lulu Santos antes. Me chamaram para esse depois. Ele não queria chamar de ‘Toda Forma de Amor’. Era algo tipo ‘O Passado do Futuro’, um jogo de palavras assim. Ele queria uma imagem que seria um céu de filme de Hollywood, com nuvens. Quem ia fazer a foto era um fotógrafo que estava bombando na época. Ele estava atrás dessa tal nuvem. Hoje tem banco de imagens. Você entra no Google e pesquisa ou manda a inteligência artificial fazer. Estávamos num impasse ali", explicou.
Foi então que Leite começou a trabalhar no que seria o single do projeto, esse sim com o nome "Toda Forma de Amor". Como seria algo mais restrito para as rádios, ele não viu problema em apostar numa cena curiosa para compor o encarte.

"Aí, me chegou o pedido da capa do single, que se chamava promo antes. A música era a ‘Toda Forma de Amor’. Surgiu a ideia de fazer uma capa com a Barbie e o Ken numa cena onde eles faziam amor. Concluímos que seria legal essa imagem para o promo, que ia só para as rádios. A gente arrumou o esquema das bonecas e tiramos uma foto. Como ia só para rádio, não teria uma exposição muito grande. Não ia dar problema", explicou.


Ele também explicou os detalhes técnicos para chegar no efeito mais escuro da capa e disse como surgiu a ideia de utilizar uma fonte no estilo oriental para escrever o nome de Lulu.
"No começo, a foto seria o Ken e a Barbie e a coloração era a verdadeira, normal. Quando recebi o filme com as fotos, vi que tinha uma que um pedaço ficou com uma coloração mais escura. Hoje, no computador, posso fazer uma inversão no Photoshop e ficar com efeito de negativo. Mas essa foto específica ficou espetacular, só que era só um pedacinho. Liguei para o fotógrafo, que era o Flávio, e pedi para ele transformar todas as fotos do ensaio com esse efeito escuro que gostei. Ele disse que não dava mais, porque a foto já tinha sido revelada. Só se a gente fotografasse de novo e não revelasse que ficaria assim. Então, decidimos refazer as fotos com os bonecos. Escolhi essa que acabou ficando. Enquadrei com o tom azulado e pensei: ‘Isso parece aqueles filmes japoneses que eu via quando era criança’. Tinha algo de Japão ali. Parecia uns robozinhos. Resolvi que a tipografia toda seria numa fonte ocidental, mas que tivesse um caráter japonês. Como fazer isso? Hoje tem um monte de fontes na internet. Fui no Largo do Machado numa loja que tinha revistas importadas do Japão. Comprei uma, que foi cara! Tinham vários anúncios e títulos. Fui escolhendo pedaços de letras que sugerissem uma tipografia japonesa. Isso tudo foi desenhado à mão. Me tomou um tempo danado", disse.

O "problema", segundo o capista, é que Lulu gostou muito dessa capa do single e resolveu transformar a ideia na capa do álbum em si. Isso daria mais exposição e Leite começou a se preocupar com o direito de uso dos bonecos. No final, a gravadora precisou alterar a capa picante.
"Quando o Lulu recebeu a capa, adorou. Ele resolveu mudar o título do disco para ‘Toda Forma de Amor’ e a capa seria essa. Quando chegou essa notícia para mim, falei que ia dar problema. Era a RCA a gravadora na época. Eu expliquei que achava que ia dar ruim, porque estamos usando personagens da Mattel, que é a fabricante e podia se chatear. Eu falei para eles verificarem isso, eles disseram que iam falar com o jurídico e tal. Fizeram vista grossa e disseram que não ia dar problema. Eu avisei! Não me lembro quanto tempo depois, mas foi pouco tempo, recebi um telefonema dizendo que tinha dado ruim. A gravadora disse que ia deixar a capa toda preta. Cobriram todas as imagens e ficou só a tipografia".


Confira a entrevista completa abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps