A banda punk que para Robert Plant capturou o espírito do Led Zeppelin
Por Bruce William
Postado em 02 de fevereiro de 2025
O Led Zeppelin deixou um legado que dificilmente será recriado. Mesmo com bandas como Greta Van Fleet tentando capturar sua essência, Robert Plant acredita que o mais importante não é copiar o som da banda, mas sim sua atitude. Para ele, alguns grupos conseguiram refletir essa energia de forma autêntica, sem cair na imitação.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Conforme aponta a Far Out, nos anos setenta, o Led Zeppelin era visto como um grupo perigoso para a época. Apesar das acusações de plágio, sua abordagem ao blues levou a música para territórios inéditos. Álbuns como "Houses of the Holy" mostraram que a banda não apenas absorvia influências, mas as transformava. Faixas como "The Rain Song" e "The Ocean" demonstram um nível de criatividade que ia além da simples reprodução de estilos já existentes.
Quando o punk surgiu, muitas bandas rejeitaram a grandiosidade de músicas como "Kashmir" ou "Ten Years Gone". Mas mesmo se reinventando na carreira solo, Plant viu algo especial no Hüsker Dü, que ele citou como sendo uma banda que havia capturado o espírito do Led Zeppelin. "Quando os ouço, percebo algo que não é exatamente igual, mas tem a mesma irreverência. Algo do tipo 'nem sempre estava certo, mas era bom, então continuamos'. Há algo honesto nisso." Para ele, o grupo tinha a mesma espontaneidade que fazia do Zeppelin uma banda única.
"Quero atravessar as rádios como uma faca quente. Essa ideia de que dizem: 'Só vamos tocar coisas que tenham garantia de ser um grande sucesso'. Quero expandir um pouco isso. Pessoas como Tom Verlaine e Hüsker Dü estão fazendo uma música bastante importante agora. (Mas) as pessoas não estão ouvindo porque nunca é tocada", disse Robert Plant para a Creem em 1988 [Songfacts].
A banda norte-americana Hüsker Dü esteve ativa de 1979 a 1988, lançando seis álbuns de estúdio. Ficaram conhecidos por músicas como "Don’t Want To Know If You Are Lonely", "Something I Learned Today" e "Pink Turns To Blue". São lembrados como uma das bandas que moldaram a cena indie dos anos 80, sendo uma das primeiras do gênero a assinar com uma grande gravadora.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
A canção pop dançante que Lemmy colocou no nível dos maiores clássicos dos Beatles
A música de David Gilmour no Pink Floyd que ele odeia e não ouve desde o lançamento
Tony Iommi responde se fará uma turnê para promover seu novo álbum "From the Dark"
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
A melhor música da banda Dio, segundo o Loudwire
Blaze Bayley afirma que fazer turnês não é saudável
O álbum do Black Sabbath "tão agradável quanto arrancar dentes", segundo Geezer Butler
Papa cita obra de Bob Dylan em texto contra armas nucleares
Banda canadense toca em hospital para jovem que sonhava em ir a show de heavy metal
A maior música de hard rock da história, conforme Gene Simmons
O álbum do Rush rejeitado pelo público que Neil Peart guardava no coração
5 músicas do Iron Maiden que demoram para conquistar, mas valem a insistência



O violonista dos anos 60 que para Jimmy Page "estava muito à frente de qualquer outro"
A canção do Led Zeppelin que Robert Plant disse ser "rock progressivo enlouquecido"
O cantor que Robert Plant definiu como único, eterno e maravilhoso
As músicas mais progressivas de 5 bandas que não são de rock progressivo
A música "terrível" que ajudou Jimmy Page a criar algo que se tornaria marca do Led Zeppelin
O baterista que Lars Ulrich coloca acima de Neil Peart na história do rock
O gigante do rock que Angus Young disse ser uma imitação pobre do The Who
A música do Led Zeppelin que Robert Plant tentou banir por achar "pomposa"
A banda clássica que Robert Plant queria imitar antes do Led Zeppelin
O dia em que Robert Plant desembolsou R$ 50 mil por causa de "Stairway to Heaven"
A canção do Led Zeppelin que Rick Rubin ouviria o dia inteiro, sem parar
Jimmy Page relembra a filosofia do Led Zeppelin diante das constantes críticas negativas


