Por que o Pink Floyd não tocou no Woodstock? Nick Mason responde
Por João Renato Alves
Postado em 28 de março de 2025
O Pink Floyd não esteve entre as atrações do Woodstock original, realizado em 1969. Muitos se questionam sobre o motivo, visto que a banda possuía características que se adequavam à do festival, tanto musical quanto ideologicamente. No entanto, os próprios sequer imaginavam que receberiam o convite.
Pink Floyd - Mais Novidades
Quem garante é o baterista Nick Mason. Durante entrevista à Rolling Stone, ele foi questionado sobre a possibilidade e destacou: "Não éramos pesos pesadosnaquele momento. Estávamos tocando na cena de clubes de Nova York para um público de, provavelmente, 150 pessoas. Então, não acho que tenhamos sequer pensado que poderíamos fazer parte do Woodstock."
À época do festival, o Pink Floyd tinha dois álbuns de estúdio lançados e se reconstruía com Roger Waters no comando, após a saída de seu idealizador, Syd Barrett. Três meses depois, sairia "Ummagumma", mesclando faixas escritas individualmente por cada membro e gravados pelo quarteto, além de registros ao vivo.
Apesar de o nome remeter à cidade do estado de Nova York, Estados Unidos, o Woodstock Music & Art Fair foi realizado em Bethel, 70 quilômetros ao sudoeste. O evento serve como referência do movimento de contracultura que promoveu mudanças sociais à época. Tornou-se ainda mais famoso devido ao filme lançado no ano seguinte, vencedor de um Oscar.
Assim como outros festivais que possuem imagem ligada ao rock, o Woodstock também contou com atrações de diferentes estilos musicais. A organização não estava preparada para lidar com a multidão que compareceu. Com isso, as condições se tornaram extremamente precárias, com o público passando por vários perrengues.
Da mesma forma, os shows se tornaram muito mais icônicos pelo que representavam ao invés do que realmente foram em termos artísticos. O vocalista Roger Daltrey já declarou várias vezes considerar a apresentação do The Who a pior de toda a carreira da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
Mike Portnoy coloca novo álbum do Mastodon como candidato a melhor disco de 2026
Em depoimento emocionante, membro da equipe do Metallica lembra acidente que matou Cliff Burton
Rob Halford, do Judas Priest, acha que Phil Lynott foi um gênio
A música estranha de John Deacon que o Queen quase rejeitou e acabou virando seu maior single
Os álbuns do Nightwish que Tuomas Holopainen mais gosta e o que menos aprecia
Lançada "The Vanishing", música do Mastodon que conta com participação de Geezer Butler
Músicos do Judas Priest passaram uma semana em motel fuleiro para abrir shows do Led Zeppelin
A única banda dos anos 1960 que a indústria não sacaneou, segundo Paul Rodgers
Fear Factory lança "Roboticist", sua primeira música com Milo Silvestro nos vocais
O megahit de 1973 que Rod Stewart levou 25 anos para gostar: "Você deveria cantar isso"

A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
McLaren batida em um muro pelo baterista do Pink Floyd é vendida por R$ 188 milhões
Roger Waters explica por que considera que "Wish You Were Here foi o último álbum do Pink Floyd"
David Gilmour aponta a melhor letra de Roger Waters - que o próprio autor acha "terrível"
Roger Waters explica por que o Pink Floyd descartou participação de Paul McCartney no "Dark Side"
O disco raríssimo que David Gilmour preferiu deixar enterrado; "Tenho tanta vergonha"
O solo de David Gilmour que se perdeu para sempre; "Você nunca fica 100% satisfeito"
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
A incrível música do Pink Floyd que foi o resultado de um embate entre Waters e Gilmour
"Não somos o Pink Floyd, pelo amor de Deus", afirma Glen Benton, vocalista do Deicide


