O dia que bispo ficou indignado porque ouviu música dos Titãs em estação de rádio
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de março de 2025
Lançado em junho de 1986, "Cabeça Dinossauro" é o terceiro disco de estúdio dos Titãs. O álbum apresenta em sua lista de faixas uma das composições mais agressivas do grupo, ao menos no que se refere ao conteúdo. Trata-se de "Igreja", composição assinada por Nando Reis.
De acordo com o que Nando contou em um vídeo publicado no seu canal do Youtube, a letra da música acima citada tem a ver com a sua aversão à Igreja Católica. O ex-baixista e vocalista dos Titãs explicou:
Titãs - Mais Novidades
"Resolvi extravasar toda a minha indignação direcionada à Igreja Católica Apostólica Romana. E eu fiz, me lembro que peguei num violão da minha mãe, fiz rapidamente a música. Escrevi os versos, não me lembro a ordem, mas eu lembro que fiz naquela assim, em minutos (...).
Levei ela [a música], como era de costume, para escolher o repertório do disco. Você sabe, Titãs é uma banda numerosa, muitos compositores, muitos cantores e a gente fazia o processo de seleção, de escolha, através de votação (...).
Estávamos no apartamento do Branco [Mello], que era no Conjunto Nacional (...), e mostrei a música [aos demais integrantes da banda]. Ela gerou uma celeuma. Arnaldo [Antunes] e Paulo [Miklos] falaram: 'Não, não quero gravar sua música, sou contra'. Votaram 'não', porque não se identificavam, não queriam estar compactuando com aquilo que dizia a música. Democracia é assim, né? A gente aceita o voto da maioria, e a maioria ganhou [por] 6 a 2. Gravamos a música. Fizemos a demo e depois entramos em estúdio para gravar."
Pois bem, "Igreja" foi gravada e divulgada. Apesar de sua letra provocativa, a música foi tocada em rádios do Brasil. E uma dessas execuções gerou a ira de um bispo, como Nando relembra em outro vídeo, que foi ao ar no dia 13 de janeiro de 2021.
"Fomos fazer o famoso trabalho de rádio, aquilo que você vai lá [na rádio] dar entrevistas, divulgar o seu disco. Estávamos na Rádio Cidade, quando tocamos a música 'Igreja', e de repente, chega uma pessoa ali do estúdio dizendo: 'Olha, recebemos um telefonema do bispo’ da cidade, de alguma igreja, não sei, lá do Rio de Janeiro (...), indignado com a rádio estar tocando aquela música."
O vídeo que mostra Nando falando sobre "Igreja" pode ser conferido a seguir. Ele relembra a história do bispo indignado por volta dos 18 minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Sacred Reich anuncia o brasileiro Eduardo Baldo como novo baterista
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil


O álbum que gringos acharam que era split porque lados A e B são muito diferentes
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Falecido aos 81 anos, Jimmy Cliff participou do maior sucesso do Titãs
Andreas Kisser afirma que Titãs é a maior banda da história do Brasil
Próximo EP do Sepultura tem balada escrita em parceria com dois músicos dos Titãs
O álbum dos Titãs que Herbert Vianna achou que os Paralamas nunca superariam
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A reação de Malu Mader e Marcelo Fromer à saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
Charles Gavin, ex-Titãs, diz que fãs sempre cantaram errado letra de "Homem Primata"


