O dia que bispo ficou indignado porque ouviu música dos Titãs em estação de rádio
Por Mateus Ribeiro
Postado em 28 de março de 2025
Lançado em junho de 1986, "Cabeça Dinossauro" é o terceiro disco de estúdio dos Titãs. O álbum apresenta em sua lista de faixas uma das composições mais agressivas do grupo, ao menos no que se refere ao conteúdo. Trata-se de "Igreja", composição assinada por Nando Reis.
De acordo com o que Nando contou em um vídeo publicado no seu canal do Youtube, a letra da música acima citada tem a ver com a sua aversão à Igreja Católica. O ex-baixista e vocalista dos Titãs explicou:
Titãs - Mais Novidades
"Resolvi extravasar toda a minha indignação direcionada à Igreja Católica Apostólica Romana. E eu fiz, me lembro que peguei num violão da minha mãe, fiz rapidamente a música. Escrevi os versos, não me lembro a ordem, mas eu lembro que fiz naquela assim, em minutos (...).
Levei ela [a música], como era de costume, para escolher o repertório do disco. Você sabe, Titãs é uma banda numerosa, muitos compositores, muitos cantores e a gente fazia o processo de seleção, de escolha, através de votação (...).
Estávamos no apartamento do Branco [Mello], que era no Conjunto Nacional (...), e mostrei a música [aos demais integrantes da banda]. Ela gerou uma celeuma. Arnaldo [Antunes] e Paulo [Miklos] falaram: 'Não, não quero gravar sua música, sou contra'. Votaram 'não', porque não se identificavam, não queriam estar compactuando com aquilo que dizia a música. Democracia é assim, né? A gente aceita o voto da maioria, e a maioria ganhou [por] 6 a 2. Gravamos a música. Fizemos a demo e depois entramos em estúdio para gravar."
Pois bem, "Igreja" foi gravada e divulgada. Apesar de sua letra provocativa, a música foi tocada em rádios do Brasil. E uma dessas execuções gerou a ira de um bispo, como Nando relembra em outro vídeo, que foi ao ar no dia 13 de janeiro de 2021.
"Fomos fazer o famoso trabalho de rádio, aquilo que você vai lá [na rádio] dar entrevistas, divulgar o seu disco. Estávamos na Rádio Cidade, quando tocamos a música 'Igreja', e de repente, chega uma pessoa ali do estúdio dizendo: 'Olha, recebemos um telefonema do bispo’ da cidade, de alguma igreja, não sei, lá do Rio de Janeiro (...), indignado com a rádio estar tocando aquela música."
O vídeo que mostra Nando falando sobre "Igreja" pode ser conferido a seguir. Ele relembra a história do bispo indignado por volta dos 18 minutos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
Produtor de "Master of Puppets" diz que Kirk não gravou base no disco; "Tudo era o James"
Se Dave Murray sente tanta saudade da família, não seria lógico deixar o Iron Maiden?
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
O personagem invisível do Angra que merece mais destaque, segundo Rafael Bittencourt
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Angra foi "várias vezes" atrás de Andre Matos, revela Felipe Andreoli
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Obituary - uma noite dedicada ao Death Metal sem rodeios
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
Além do vocalista, Twisted Sister muda baterista para shows de reunião



O álbum do rock nacional dos anos 1980 que Prince adorou quando ouviu
O que Titãs e Camisa de Vênus têm que outras do rock não têm, segundo Raul Seixas
Titãs - a boa música de uma frase só
Nando Reis é fã de aniversários, mas não curte cantar "Parabéns a Você"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Os diferentes motivos que levaram membros dos Titãs a abandonar mundo das drogas
O dia que Humberto Gessinger explicou a Charles Gavin significado de álbum dos Engenheiros


